Buscar

10- Qual a resposta bioquímica do organismo à insulina? E ao glucagon? E à epinefrina?

10- Qual a resposta bioquímica do organismo à insulina? E ao glucagon? E à epinefrina? (em relação ao nível de glicose sangüínea, gliconeogênese, síntese e degradação do glicogênio, síntese e degradação de gorduras)

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas que ajuda a regular o nível de glicose no sangue. A resposta bioquímica do organismo à insulina é a redução da glicose sanguínea, estimulando a captação de glicose pelas células do corpo, a síntese de glicogênio no fígado e nos músculos, e a síntese de gorduras. O glucagon é outro hormônio produzido pelo pâncreas que tem o efeito oposto ao da insulina. A resposta bioquímica do organismo ao glucagon é o aumento da glicose sanguínea, estimulando a gliconeogênese (produção de glicose a partir de outras fontes, como aminoácidos e ácidos graxos), a degradação do glicogênio no fígado e nos músculos, e a degradação de gorduras. A epinefrina, também conhecida como adrenalina, é um hormônio produzido pelas glândulas suprarrenais que é liberado em situações de estresse ou emergência. A resposta bioquímica do organismo à epinefrina é o aumento da glicose sanguínea, estimulando a gliconeogênese, a degradação do glicogênio no fígado e nos músculos, e a degradação de gorduras.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais