A analogia da treliça de Ritter e Mörsch é utilizada para o dimensionamento de elementos submetidos ao cisalhamento. São hipóteses básicas dessa analogia: As fissuras apresentam inclinação de 30°, os banzos superior e inferior são paralelos, a treliça é hiperestática e a armadura de cisalhamento apresenta inclinação entre 45° e 90°.
As fissuras apresentam inclinação de 30°, os banzos superior e inferior são congruentes, a treliça é hiperestática e a armadura de cisalhamento apresenta inclinação entre 30° e 45°. As fissuras apresentam inclinação de 30°, os banzos superior e inferior são congruentes, a treliça é isostática e a armadura de cisalhamento apresenta inclinação entre 30° e 90°. As fissuras apresentam inclinação de 45°, os banzos superior e inferior são paralelos, a treliça é isostática e a armadura de cisalhamento apresenta inclinação entre 45° e 90°. As fissuras apresentam inclinação de 45°, os banzos superior e inferior são paralelos, a treliça é isostática e a armadura de cisalhamento apresenta inclinação entre 30° e 45°. As fissuras apresentam inclinação de 30°, os banzos superior e inferior são congruentes, a treliça é hiperestática e a armadura de cisalhamento apresenta inclinação entre 45° e 90°.
Na elaboração de projetos de engenharia, uma das partes mais importantes encontra-se na pré-dimensionamento da obra, visando obter informações cruciais que serão comparadas com os requisitos e limites impostos pelas normas de construção, podendo buscar assim, soluções adequadas caso o pré-dimensionamento não tenha sido satisfatório. O engenheiro calculista no seu pré-dimensionamento de uma residência em região rural, obteve altura útil da laje (d) igual a 7 cm e considerou barras com diâmetro de 10 mm. Sabendo que ele utilizou o valor obtido na tabela abaixo, observe a figura e marque a opção que apresenta a altura (h) calculada pelo engenheiro em seu pré-dimensionamento da laje em questão.
Um engenheiro calculista obteve em seus cálculos uma área de aço de armadura simples longitudinal de 0,8cm². Ao continuar os cálculos, encontrou, para a viga em questão, uma área de aço mínima para a armadura longitudinal de 1,2cm². Diante destes valores, o engenheiro deverá usar, para o dimensionamento da viga, a área de aço da armadura longitudinal igual a: