Buscar

What are the main events related to the development of the evaluation of primary health care in Brazil? Alocação de recursos via PAB, interferindo ...

What are the main events related to the development of the evaluation of primary health care in Brazil?
Alocação de recursos via PAB, interferindo nos modos de gestão das secretarias estaduais e municipais.
Criação da Coordenação de Acompanhamento e Avaliação (CAA) no Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde.
Reestruturação da CAA no organograma (fortalecimento da Comissão de Acompanhamento e Avaliação da Secretaria de Atenção à Saúde).
Início da elaboração de uma política de avaliação para a atenção básica.
Estudos de linha de base (Proesf componente III): 168 municípios brasileiros com população acima de 100 mil habitantes.
Projeto de fortalecimento da capacidade técnica em monitoramento e avaliação das Secretarias de Estado da Saúde (Proesf componente III).
Publicação do Documento Avaliação na Atenção Básica em Saúde: caminhos da institucionalização.
Publicação, em conjunto com o MCT, do edital MCT/CNPq/MS-DAB/SAS nº 049/2005, para a seleção de estudos de avaliação da atenção básica.
Avaliação para a Melhoria da Qualidade (Proesf).
Criação do Grupo de Trabalho de avaliação da Abrasco.
PMAQ – Incorpora elementos da AMQ e amplia a vertente de avaliação com o objetivo final de certificar equipes da saúde da família.
Inserção de práticas de avaliação na política de AB vinculada ao repasse de recursos do PAB variável.

Essa pergunta também está no material:

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Os principais eventos relacionados ao desenvolvimento da avaliação da atenção básica à saúde no Brasil são: 1. Alocação de recursos via PAB, interferindo nos modos de gestão das secretarias estaduais e municipais. 2. Criação da Coordenação de Acompanhamento e Avaliação (CAA) no Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde. 3. Reestruturação da CAA no organograma, com fortalecimento da Comissão de Acompanhamento e Avaliação da Secretaria de Atenção à Saúde. 4. Início da elaboração de uma política de avaliação para a atenção básica. 5. Realização de estudos de linha de base (Proesf componente III) em 168 municípios brasileiros com população acima de 100 mil habitantes. 6. Projeto de fortalecimento da capacidade técnica em monitoramento e avaliação das Secretarias de Estado da Saúde (Proesf componente III). 7. Publicação do Documento Avaliação na Atenção Básica em Saúde: caminhos da institucionalização. 8. Publicação, em conjunto com o MCT, do edital MCT/CNPq/MS-DAB/SAS nº 049/2005, para a seleção de estudos de avaliação da atenção básica. 9. Implementação do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade (PMAQ), que incorpora elementos da AMQ e amplia a vertente de avaliação com o objetivo final de certificar equipes da saúde da família. 10. Inserção de práticas de avaliação na política de atenção básica, vinculada ao repasse de recursos do PAB variável. Esses eventos contribuíram para o desenvolvimento e aprimoramento da avaliação da atenção básica à saúde no Brasil.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais