Buscar

Como era estruturada a sociedade colonial brasileira? A sociedade colonial brasileira era caracterizada por uma estrutura hierárquica rigidamente ...

Como era estruturada a sociedade colonial brasileira?

A sociedade colonial brasileira era caracterizada por uma estrutura hierárquica rigidamente dividida.
Essa estrutura social era baseada em diferentes categorias sociais que determinavam o status, os privilégios e os direitos das pessoas.
No topo dessa estrutura social estavam os colonizadores portugueses, representantes da metrópole, que detinham o poder político, econômico e social.
Eles ocupavam cargos de governo, possuíam grandes propriedades de terra e tinham acesso aos principais benefícios e privilégios.
Abaixo dos portugueses estavam os grandes proprietários de terras, geralmente conhecidos como senhores de engenho, que estavam envolvidos na produção de commodities como a cana-de-açúcar.
Logo abaixo, encontrava-se a população livre não proprietária de terras, formada por pequenos agricultores, artesãos, comerciantes e outros trabalhadores livres.
Na base da estrutura social estavam os escravos africanos, que foram trazidos em grande número para o Brasil para trabalhar nas plantações, nas minas e em outras atividades econômicas.
Os escravos eram considerados propriedade dos seus senhores e não possuíam direitos básicos. Eles eram explorados e sofriam abusos físicos e psicológicos.

Essa pergunta também está no material:

AT FORMAÇÃO SÓCIO- HISTÓRICA DO BRASIL (Salvo Automaticamente)
5 pág.

Formação Socio Historico do Brasil Universidade Salgado de OliveiraUniversidade Salgado de Oliveira

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A sociedade colonial brasileira era caracterizada por uma estrutura hierárquica rigidamente dividida. Essa estrutura social era baseada em diferentes categorias sociais que determinavam o status, os privilégios e os direitos das pessoas. No topo dessa estrutura social estavam os colonizadores portugueses, representantes da metrópole, que detinham o poder político, econômico e social. Eles ocupavam cargos de governo, possuíam grandes propriedades de terra e tinham acesso aos principais benefícios e privilégios. Abaixo dos portugueses estavam os grandes proprietários de terras, geralmente conhecidos como senhores de engenho, que estavam envolvidos na produção de commodities como a cana-de-açúcar. Logo abaixo, encontrava-se a população livre não proprietária de terras, formada por pequenos agricultores, artesãos, comerciantes e outros trabalhadores livres. Na base da estrutura social estavam os escravos africanos, que foram trazidos em grande número para o Brasil para trabalhar nas plantações, nas minas e em outras atividades econômicas. Os escravos eram considerados propriedade dos seus senhores e não possuíam direitos básicos. Eles eram explorados e sofriam abusos físicos e psicológicos.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais