Buscar

Quanto à fraude contra credores, assinale a alternativa incorreta: A) A fraude contra credores ocorre quando devedor insolvente, ou na iminência ...

Quanto à fraude contra credores, assinale a alternativa incorreta:


A) A fraude contra credores ocorre quando devedor insolvente, ou na iminência de tornar-se insolvente, pratica atos suscetíveis de diminuir seu patrimônio, reduzindo desse modo a garantia para resgate de suas dívidas.
B) A legislação brasileira exige para a caracterização da fraude contra credores, oriunda de atos de transmissão a título oneroso, a presença de um ato capaz de prejudicar o credor, quer por levar o devedor ao estado de insolvência, quer por ter sido praticado quando tal estado já existia. Deve, ainda, existir, a má-fé, ou seja, a intenção de afastar os efeitos da cobrança.
C) A doação pura é negócio jurídico gratuito e a compra e venda é negócio jurídico oneroso. Se o negócio jurídico é gratuito, pode ser anulado por fraude contra credores ainda que o donatário esteja de boa-fé.
D) Em se tratando de compra e venda – negócio jurídico oneroso, é necessária a presença de dois requisitos: requisito subjetivo, má fé – o devedor e a terceira pessoa (comprador) devem ter a intenção de prejudicar os credores; e requisito objetivo – qualquer ato prejudicial ao credor por tornar o devedor insolvente ou por ter sido praticado num estado de insolvência.
E) Em se tratando de doação pura, negócio jurídico gratuito, são necessários dois requisitos: requisito subjetivo, má fé – o devedor e a terceira pessoa (comprador) devem ter a intenção de prejudicar os credores; e requisito objetivo – qualquer ato prejudicial ao credor por tornar o devedor insolvente ou por ter sido praticado num estado de insolvência.

Essa pergunta também está no material:

FATOS E NEGÓCIOS JURÍDICOS ED MODULO 3 - DEFEITOS DOS NEGÓCIOS JURÍDICOS - 1 PARTE
14 pág.

Fatos e Negócios Jurídicos Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa incorreta é a letra B) A legislação brasileira exige para a caracterização da fraude contra credores, oriunda de atos de transmissão a título oneroso, a presença de um ato capaz de prejudicar o credor, quer por levar o devedor ao estado de insolvência, quer por ter sido praticado quando tal estado já existia. Deve, ainda, existir, a má-fé, ou seja, a intenção de afastar os efeitos da cobrança.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais