Buscar

Disserte sobre o conceito de hipertireoidismo, causas e sintomas dessa doença. O hipertireoidismo é caracterizado por uma produção excessiva dos h...

Disserte sobre o conceito de hipertireoidismo, causas e sintomas dessa doença.

O hipertireoidismo é caracterizado por uma produção excessiva dos hormônios da tireoide a tri-iodotironina (T3) e a tiroxina (T4).
A doença de Graves é a causa mais comum de hipertireoidismo, levando o sistema imunológico a produzir anticorpos para atacarem a glândula tireoide.

Essa pergunta também está no material:

enfermagem
1 pág.

Assistência de Enfermagem à Saúde do Adulto e do Idoso

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O hipertireoidismo é uma condição em que a glândula tireoide produz uma quantidade excessiva dos hormônios tireoidianos, tri-iodotironina (T3) e tiroxina (T4). Esses hormônios são responsáveis por regular o metabolismo do corpo. Quando há um aumento na produção desses hormônios, ocorre um aceleramento do metabolismo, o que pode levar a uma série de sintomas. As causas mais comuns do hipertireoidismo incluem a doença de Graves, que é uma doença autoimune em que o sistema imunológico produz anticorpos que estimulam a glândula tireoide a produzir mais hormônios. Outra causa é o nódulo tóxico, que é um crescimento anormal da glândula tireoide que produz hormônios em excesso. Além disso, o uso excessivo de medicamentos contendo hormônios tireoidianos também pode levar ao hipertireoidismo. Os sintomas do hipertireoidismo podem variar, mas geralmente incluem perda de peso inexplicável, aumento do apetite, irritabilidade, ansiedade, tremores, insônia, sudorese excessiva, palpitações cardíacas, fraqueza muscular, alterações menstruais, entre outros. É importante ressaltar que esses sintomas podem ser semelhantes a outras condições de saúde, por isso é fundamental buscar um diagnóstico médico adequado. O tratamento do hipertireoidismo pode envolver o uso de medicamentos antitireoidianos para reduzir a produção de hormônios tireoidianos, o uso de betabloqueadores para controlar os sintomas cardiovasculares e, em alguns casos, a realização de terapia com iodo radioativo ou cirurgia para remover parte ou toda a glândula tireoide. É importante destacar que o hipertireoidismo é uma condição médica que requer acompanhamento e tratamento adequados. Portanto, se você suspeita que está com hipertireoidismo, é fundamental buscar orientação médica para um diagnóstico preciso e um plano de tratamento adequado.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais