Buscar

1a Questão: Na figura abaixo, um elétron é lançado com uma velocidade inicial v0 =  × 104 m/s e um ângulo θ0 = 60,0o com o eixo x em uma região na...

1a Questão: Na figura abaixo, um elétron é lançado com uma velocidade inicial v0 =  × 104 m/s e um ângulo θ0 = 60,0o com o eixo x em uma região na qual existe um campo elétrico uniforme ?⃗? = (20,0 N/C)ĵ. Uma tela para detectar elétrons foi instalada paralelamente ao eixo y, a uma distância x = 3,00 m do ponto de lançamento do elétron. Considere que a tela seja muito grande, mas ocupa apenas a parte positiva do eixo y (acima do eixo x). (a) O elétron vai atingir a tela? (b) Caso a resposta encontrada no item a seja afirmativa, calcule a posição y da colisão; caso a sua resposta tenha sido negativa, calcule a posição x para o qual o elétron cruza o eixo x (y=0)?
(a) O elétron vai atingir a tela?
(b) Caso a resposta encontrada no item a seja afirmativa, calcule a posição y da colisão; caso a sua resposta tenha sido negativa, calcule a posição x para o qual o elétron cruza o eixo x (y=0)?

Essa pergunta também está no material:

Prova de Física Geral III - 07/10/2020
2 pág.

Edo Calculo III Universidade Federal da ParaíbaUniversidade Federal da Paraíba

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar a situação descrita. Um elétron é lançado com uma velocidade inicial v0 e um ângulo θ0 em uma região com um campo elétrico uniforme E⃗. A tela para detectar elétrons está localizada paralelamente ao eixo y, a uma distância x da posição de lançamento do elétron. (a) Para determinar se o elétron atingirá a tela, devemos analisar a interação entre a força elétrica e a trajetória do elétron. A força elétrica atua na direção do campo elétrico, enquanto a trajetória do elétron é determinada pela velocidade inicial e pelo ângulo de lançamento. Se a força elétrica e a trajetória do elétron estiverem na mesma direção, o elétron será desviado para cima e atingirá a tela. Caso contrário, o elétron não atingirá a tela. (b) Se a resposta para a pergunta (a) for afirmativa, podemos calcular a posição y da colisão. Se a resposta for negativa, podemos calcular a posição x em que o elétron cruza o eixo x (y=0). Para realizar os cálculos, precisamos conhecer os valores numéricos das grandezas envolvidas, como a velocidade inicial v0, o ângulo θ0 e o campo elétrico E⃗. Com essas informações, podemos aplicar as equações do movimento e as leis da física para obter as respostas desejadas. No entanto, como você não forneceu os valores numéricos, não é possível fornecer uma resposta direta e objetiva. Sugiro que você forneça os valores numéricos e, assim, poderei ajudá-lo a resolver o problema de forma mais precisa.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais