Buscar

Paciente de 65 anos, portador de doença de Chagas de longa data, em consulta inicial na Atenção Básica de Saúde (ABS), trazendo consigo um eletroca...

Paciente de 65 anos, portador de doença de Chagas de longa data, em consulta inicial na Atenção Básica de Saúde (ABS), trazendo consigo um eletrocardiograma, cujo laudo descreve bloqueio de ramo direito (BRD), refere que vem apresentando, há 20 anos, dificuldade para deglutir alimentos mais secos e sólidos e, há 2 anos, para alimentos mais pastosos, necessitando de ingesta hídrica para auxiliar nessa deglutição, associada à regurgitação de resíduos alimentares, em pequena quantidade ao deitar-se. O diagnóstico clínico mais provável e o exame complementar inicial que auxiliará nesse diagnóstico são, respectivamente:

O diagnóstico clínico mais provável é megaesôfago chagásico, devido ao quadro lento e progressivo da disfagia de condução, há cerca de 20 anos, associado à sorologia de Chagas positiva, além de possível cardiopatia chagásica associada.
O exame complementar inicial para diagnóstico de megaesôfago chagásico é a radiografia contrastada de esôfago, pois além de sugerir o diagnóstico, permite ainda classificar o paciente em grupos, segundo a classificação de Rezende, o que possibilita melhor acompanhamento do paciente tanto em nível primário quanto em nível terciário.
a. Doença do refluxo gastroesofágico e manometria esofagiana.
b. Doença do refluxo gastroesofágico e radiografia contrastada de esôfago.
c. Megaesôfago chagásico e radiografia contrastada de esôfago.
d. Megaesôfago chagásico e endoscopia digestiva alta.
e. Doença do refluxo gastroesofágico e endoscopia digestiva alta.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação On-line 3_ Revisão da tentativa 3 - DOENÇA DE CHAGAS
10 pág.

Parasitologia Humana Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O diagnóstico clínico mais provável é megaesôfago chagásico, devido ao quadro lento e progressivo da disfagia de condução, há cerca de 20 anos, associado à sorologia de Chagas positiva, além de possível cardiopatia chagásica associada. O exame complementar inicial para diagnóstico de megaesôfago chagásico é a radiografia contrastada de esôfago, pois além de sugerir o diagnóstico, permite ainda classificar o paciente em grupos, segundo a classificação de Rezende, o que possibilita melhor acompanhamento do paciente tanto em nível primário quanto em nível terciário. Portanto, a alternativa correta é a letra C: Megaesôfago chagásico e radiografia contrastada de esôfago.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais