Buscar

Quais achados do hemograma sugerem anemias hemolíticas? Como diferenciá-las em falciforme e autoimune? Reticulocitose; Bilirrubina indireta aument...

Quais achados do hemograma sugerem anemias hemolíticas? Como diferenciá-las em falciforme e autoimune?

Reticulocitose;
Bilirrubina indireta aumentada;
DHL aumentado.
A anemia hemolítica autoimune é uma condição que ocorre devido à ligação de anticorpos à superfície das hemácias, promovendo sua destruição.
Para diagnosticar este transtorno, além do teste de Coombs positivo, é necessário que o hemograma apresente HGB abaixo de 12 g/dL, com presença de plaquetopenia e aumento de reticulócitos.
A anemia falciforme (uma hemoglobinopatia) é uma anemia hemolítica crônica que ocorre quase exclusivamente em pessoas com ascendência africana.
É causada pela herança homozigótica dos genes da hemoglobina (Hb). (Tem o número de leucócitos aumentados).

Essa pergunta também está no material:

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Os achados do hemograma que sugerem anemias hemolíticas incluem reticulocitose, aumento da bilirrubina indireta e aumento da DHL (desidrogenase láctica). Para diferenciar a anemia hemolítica falciforme da autoimune, é necessário considerar outros aspectos clínicos e laboratoriais. A anemia hemolítica autoimune ocorre devido à ligação de anticorpos à superfície das hemácias, promovendo sua destruição. Para diagnosticar esse transtorno, além do teste de Coombs positivo, é necessário que o hemograma apresente hemoglobina (HGB) abaixo de 12 g/dL, presença de plaquetopenia e aumento de reticulócitos. Já a anemia falciforme é uma hemoglobinopatia crônica que ocorre quase exclusivamente em pessoas com ascendência africana. É causada pela herança homozigótica dos genes da hemoglobina (Hb). Além dos achados mencionados, na anemia falciforme também é comum observar um aumento no número de leucócitos. É importante ressaltar que o diagnóstico preciso dessas condições requer uma avaliação médica completa, incluindo exames laboratoriais e outros dados clínicos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais