Buscar

Por que icterícia é presente em anemias hemolíticas? Laboratorialmente, a anemia hemolítica é caracterizada por reticulocitose, aumento de bilirru...

Por que icterícia é presente em anemias hemolíticas?

Laboratorialmente, a anemia hemolítica é caracterizada por reticulocitose, aumento de bilirrubina indireta e desidrogenase lática (LDH) e redução de haptoglobina.
A bilirrubina é o produto da degradação do grupo HEME, presente principalmente na hemoglobina. Quando há o excesso de destruição de hemácias, a quantidade de hemoglobina livre aumenta, aumentando também a bilirrubina indireta.
Por isso, uma das manifestações clínicas das AH é a icterícia, pois a bilirrubina é um pigmento amarelo que acumula-se na pele e mucosas.

Essa pergunta também está no material:

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A icterícia está presente nas anemias hemolíticas devido ao aumento da bilirrubina indireta. Nas anemias hemolíticas, ocorre uma destruição acelerada das hemácias, o que leva ao aumento da quantidade de hemoglobina livre. A hemoglobina é composta por heme, que é convertido em bilirrubina durante o processo de degradação. Com o aumento da destruição das hemácias, há um acúmulo de bilirrubina indireta no organismo. A bilirrubina é um pigmento amarelo que, quando em excesso, pode se acumular na pele e nas mucosas, causando a icterícia. Portanto, a icterícia é uma das manifestações clínicas das anemias hemolíticas.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais