Buscar

Sobre o fundamento do Estado Democrático de Direito da dignidade da pessoa humana, é correto afirmar que: Na sua atuação como limite à atuação esta...

Sobre o fundamento do Estado Democrático de Direito da dignidade da pessoa humana, é correto afirmar que:
Na sua atuação como limite à atuação estatal e da comunidade em geral, a dignidade implica apenas que a pessoa não pode ser reduzida à condição de mero objeto da ação de terceiros, portanto o princípio da dignidade nunca deve provocar a adoção de medidas contra a atuação estatal ou de terceiros que o violem.
A dignidade humana serve como elemento limitador dos direitos fundamentais, pois age como justificativa para a imposição de restrição a estes. Ao exercer restrições à atividade limitadora no âmbito dos direitos fundamentais, tem o objetivo de coibir eventual abuso que possa levar ao seu esvaziamento ou supressão.
Embora a dignidade da pessoa humana conste do rol dos direitos e garantias fundamentais expressos na Magna Carta, foi também consagrada como princípio e valor fundamental e, como tal, deve servir de norte ao intérprete da lei, ao qual incumbe a missão de assegurar-lhe a necessária força normativa.
Pelo menos no que concerne à sua dimensão do princípio, a dignidade da pessoa humana atua ordenando a proteção e promoção da dignidade das pessoas, a ser realizada desconsiderando-se as possibilidades jurídicas existentes.
A dignidade da pessoa humana como princípio fundamental traduz a certeza de que o art. 1º, III, da Constituição contém apenas uma declaração de conteúdo ético, na medida em que representa uma norma jurídica não dotada em sua plenitude, de status constitucional formal e material/ real.

Essa pergunta também está no material:

AV Ciências Humanas e Sociais
4 pág.

Ciências Humanas e Sociais

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A afirmação correta sobre o fundamento do Estado Democrático de Direito da dignidade da pessoa humana é que a dignidade serve como elemento limitador dos direitos fundamentais, justificando a imposição de restrições a eles. Essas restrições têm o objetivo de coibir abusos que possam levar ao esvaziamento ou supressão desses direitos. A dignidade da pessoa humana também é um princípio fundamental que deve orientar o intérprete da lei, garantindo sua força normativa.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image