Buscar

O que são processos de separação através de membranas e quais são as suas principais aplicações? Os processos de separação através de membranas ut...

O que são processos de separação através de membranas e quais são as suas principais aplicações?

Os processos de separação através de membranas utilizam força motriz para promover o transporte da matéria e realizar a separação seletiva dos componentes de misturas químicas ou físicas através de uma barreira semipermeável.
As membranas porosas permitem a passagem de partículas menores e retém as partículas coloidais ou em suspensão na membrana.
As técnicas de nanofiltração, osmose reversa, permeação de gás e pervaporação utilizam membranas densas, que não apresentam poros.
As técnicas de microfiltração e ultrafiltração utilizam membranas porosas.

Essa pergunta também está no material:

CONTEXTUALIZADA OPERAÇÕES UNITÁRIAS AOL 5
2 pág.

Operações Unitárias II Faculdade Maurício de Nassau de RecifeFaculdade Maurício de Nassau de Recife

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Os processos de separação através de membranas são técnicas que utilizam uma barreira semipermeável para separar os componentes de uma mistura. Essas membranas podem ser porosas ou densas, dependendo da aplicação específica. As principais aplicações dos processos de separação através de membranas incluem: 1. Filtração: A microfiltração e a ultrafiltração são utilizadas para remover partículas sólidas, coloides e bactérias de líquidos, como na purificação de água. 2. Nanofiltração: É utilizada para a remoção de íons e moléculas orgânicas de menor tamanho, sendo aplicada em processos de purificação de água e tratamento de efluentes. 3. Osmose Reversa: É um processo de separação que utiliza membranas densas para remover íons, sais e outras impurezas da água, sendo amplamente utilizado na dessalinização da água do mar e na produção de água potável a partir de fontes salobras. 4. Permeação de Gás: Utiliza membranas densas para separar gases com base em suas propriedades de difusão, sendo aplicado na purificação de gases e na produção de oxigênio e nitrogênio. 5. Pervaporação: É um processo que utiliza membranas densas para separar líquidos voláteis de uma mistura líquida, sendo aplicado na concentração de soluções e na recuperação de solventes. Essas são apenas algumas das principais aplicações dos processos de separação através de membranas. Cada técnica possui características específicas e é utilizada de acordo com as necessidades de cada processo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais