Buscar

Caso Clínico 5: M.A.C, 2 anos, sexo masculino, branco, natural de Salvador- BA, cursava com um quadro de tosse leve há 2 dias, febre, aferida pela ...

Caso Clínico 5:
M.A.C, 2 anos, sexo masculino, branco, natural de Salvador- BA, cursava com um quadro de tosse leve há 2 dias, febre, aferida pela temperatura axilar em 38oC e rinorréia hialina há dois dias, que evoluíram subitamente para um quadro de tosse ladrante e desconforto respiratório. Nega diarréia, náuseas e vômitos. Atualmente houve regressão do quadro de febre e a mãe informa que foi utilizado Paracetamol, no primeiro dia, 2x ao dia para diminuição da febre. Possui calendário vacinal atualizado. Apresenta-se no exame físico em estado geral regular, bem nutrido, hidratado, anictérico, acianótico e normocorado, normotenso, FR= 60 irpm, FC=120 bpm. BRNF em 2T sem sopros. Tórax com retrações ao esforço, presença de tiragem intercostal, ausência de batimento de asa de nariz; MV presentes bilaterais com estridor inspiratório leve em repouso, que piora com agitação e choro. Foi observado a seguinte imagem na videolaringoscopia:
1. Qual o provável diagnóstico?
Crupe viral ou laringotraqueobronquite / laringotraqueíte viral.
2. Qual etiologia?
Etiologia viral. Parainfluenza 1 e 2, influenza A e B e sincicial respiratório.
3. Qual sinal pode estar presente na radiografia cervical?
Sinal da torre de igreja ou ponta do lápis: estreitamento da coluna aérea pelo edema.

O provável diagnóstico é Crupe viral ou laringotraqueobronquite / laringotraqueíte viral.
A etiologia é viral. Parainfluenza 1 e 2, influenza A e B e sincicial respiratório.
O sinal que pode estar presente na radiografia cervical é o Sinal da torre de igreja ou ponta do lápis: estreitamento da coluna aérea pelo edema.

Essa pergunta também está no material:

Caso Clínico Laringites Agudas e Crônicas e Malformações Congênitas
4 pág.

Otorrinolaringologia Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

No caso clínico apresentado, o provável diagnóstico é Crupe viral ou laringotraqueobronquite / laringotraqueíte viral. A etiologia é viral, sendo causada por vírus como Parainfluenza 1 e 2, influenza A e B e sincicial respiratório. Na radiografia cervical, pode estar presente o Sinal da torre de igreja ou ponta do lápis, que é caracterizado pelo estreitamento da coluna aérea devido ao edema.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais