Com base no exposto, analise as sentenças a seguir: I- A antropologia não tem seu objeto de pesquisa centrado na cultura do diferente, a partir de agora ela se ocupa em compreender os fenômenos puramente individuais de cada ser humano. II- O movimento crítico vigente na antropologia busca, sobretudo, excluir hierarquias, estreitar relações e pautar a pesquisa, tendo na ética um dos aspectos centrais da prática antropológica. III- Cada vez mais é possível perceber uma ampliação do movimento de pensar sujeito e objeto de pesquisa de um modo horizontal e não mais vertical como outrora. IV- O respeito pelos conhecimentos e saberes dos povos pesquisados tem sido cada dia mais parte central de nosso trabalho. Assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças I, III e IV estão corretas. B As sentenças II, III e IV estão corretas. C As sentenças I, II e III estão corretas. D As sentenças I, II e IV estão corretas.
Sobre o processo de transformação ocorrido ao longo da história, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) No período em que se acordou chamar de “pré-antropológico” no século XVI, a antropologia nem mesmo era considerada uma ciência. ( ) Nesse período, as análises e registros que hoje entendemos como tendo caráter antropológico eram originalmente produzidas a partir de relatos de viajantes das mais diferentes profissões e ocupações. ( ) Os registros presenciados durante as viagens eram realizados por um grupo específico de viajantes, do qual comungavam suas inspirações para os relatos das situações vividas. ( ) Os relatos registrados se concentravam apenas na descrição das mercadorias, tais como bagagens, temperos, iguarias, ouro, pedras preciosas, entre outras coisas. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - V - F - F. B F - V - F - V. C F - F - V - V. D V - F - V - F.
Associe os itens de acordo com a história da antropologia: I- Fundação da disciplina. II- Pré-antropologia. III- Antropologia na contemporaneidade. ( ) Atualmente, a antropologia é dividida em cinco grandes áreas ou linhas de pesquisa, sendo que cada uma delas busca a aproximação, e tem como preocupação distintos temas relacionados à existência e organização humana. ( ) No período das grandes embarcações, no século XVI, a Europa enviou navegantes, exploradores, militares, comerciantes, dentre outros, em travessias transatlânticas. Esses sujeitos passaram a escrever registros escritos a respeito dessa nova realidade que estavam conhecendo. ( ) A partir da segunda metade do século XIX, as observações e os registros passam a ganhar certa rigorosidade científica, e a antropologia, aos poucos, se torna um ramo do conhecimento científico, estabelecendo métodos e técnicas de investigação. A) I - II - III. B) III - II - I. C) II - III - I. D) II - I - III.