Leia com atenção as afirmativas a seguir. I_ O romantismo prega a liberdade estética e a imaginação criadora. II_ O realismo se caracteriza por ser antirromântico , antiderial, antiburgues e antimonárquico. III_ Os principais poetas do realismo em Portugal são Almeida Garret, Antero Quental e Cesário Verde.
Agora assinale a alternativa correta.
I_ O romantismo prega a liberdade estética e a imaginação criadora. II_ O realismo se caracteriza por ser antirromântico , antiderial, antiburgues e antimonárquico. III_ Os principais poetas do realismo em Portugal são Almeida Garret, Antero Quental e Cesário Verde. A) Todas as afirmativas são corretas. B) Apenas as afirmativas I e III são corretas. C) Apenas as afirmativas I e II são corretas. D) Apenas a afirmativa I é correta. E) Apenas a afirmativa II é correta.
A) Assume uma postura mais engajada e crítica o científico. B) Possui um embasamento teórico, como o determinismo e valoriza uma visão subjetiva a realidade. C) Critica o conservadorismo da igreja e valoriza a representação da vida cotidiana. D) Possui uma visão objetiva da realidade e cultua os valores burgueses. E) Privilegia o uso da razão e da objetividade, mantendo afinidade com as concepções românticas.
Que estilo pode-se observar nesse verso de Bocage?
A) Estilo neoclássico pela presença de bucolismo e da cultura grego Latina. B) Estilo romântico, pela presença do Subjetivismo. C) Estilo barroco, pela forma rebuscada. D) Estilo árcade, pelo rompimento com os clássicos. E) Estilo pré-romântico, pela presença da mitologia Greco romana.
A) Todas as afirmativas são corretas. B) Somente a afirmativa I é correta. C) Somente a afirmativa II é correta. D) Somente as afirmativas I e II são corretas. E) Somente as afirmativas I e III são corretas.
I- A noite é considerada uma companheira do eu lírico. II- O eu lírico deseja que escureça. III- O sofrimento é algo novo para o eu lírico. A) Todas as afirmativas são corretas. B) Somente a afirmativa I é correta. C) Somente a afirmativa II é correta. D) Somente as afirmativas I e II são corretas. E) Somente as afirmativas I e III são corretas.