“Hoje, os especialistas concordam em que há uma característica comum a todos os superdotados: é o chamado “pensamento divergente”. Eles raciocinam de maneira diferente da maioria e estão sempre buscando soluções próprias para os problemas. Os jovens talentos também costumam ser modestos. “Eu sou normal. Essa história de superdotado é coisa da minha mãe”, diz Cynthia, com displicência, pulando amarelinha no meio da galeria de arte. Ela pinta como uma verdadeira artista, mas não deixa de ser uma criança de 8 anos.” DA REDAÇÃO. Brilhantes por natureza. Superinteressante. 31 out 2016. Disponível em: . Acesso em: 2 dez 2018.
Compreendendo o contexto apresentado, considere as afirmativas a seguir.
I. As altas habilidades/superdotação são vistas apenas como habilidades intelectuais acentuadas. II. A medida do QI é considerada como uma forma de avaliação exclusiva e definitiva para superdotados. III. Superdotados não são pessoas que possuem valores superiores e saberes inquestionáveis. É correto o que se afirma em:
I. As altas habilidades/superdotação são vistas apenas como habilidades intelectuais acentuadas. II. A medida do QI é considerada como uma forma de avaliação exclusiva e definitiva para superdotados. III. Superdotados não são pessoas que possuem valores superiores e saberes inquestionáveis. Apenas a afirmativa III está correta Apenas as afirmativas I e II estão corretas Apenas as afirmativas I e III estão corretas Todas as afirmativas estão corretas
A partir desse contexto, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. Pessoas com deficiência são aquelas que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial. PORQUE II. Em interação com diversas barreiras, podem obstruir a sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
I. Pessoas com deficiência são aquelas que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial. II. Em interação com diversas barreiras, podem obstruir a sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira Tanto a asserção I quanto a II são proposições falsas
Ao nascer, o bebê humano carrega consigo algumas habilidades que fazem parte da sua herança genética, como o reflexo de sugar. Mas isso não o capacita a se alimentar de forma independente: ele precisa ser cuidado para aprender a comer. A partir desse contexto, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. Nascer com determinadas capacidades biológicas não significa, em nosso caso, que elas serão desenvolvidas por si só. PORQUE II. Para aprender a ver, por exemplo, é preciso encontrar as condições ambientais para isso, como luz e ambientes tridimensionais. A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
I. Nascer com determinadas capacidades biológicas não significa, em nosso caso, que elas serão desenvolvidas por si só. II. Para aprender a ver, por exemplo, é preciso encontrar as condições ambientais para isso, como luz e ambientes tridimensionais. a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. e) As asserções I e II são proposições falsas.