Buscar

Com base no que se lê no capítulo 6 da mesma apostila, discorra sobre a relação da obra de Franz Kafka com as duas afirmações citadas acima.

Com base no que se lê no capítulo 6 da mesma apostila, discorra sobre a relação da obra de Franz Kafka com as duas afirmações citadas acima.

💡 1 Resposta

User badge image

Gabriel

No Capítulo 6 da apostila em questão, é levantado o debate acerca da arte como expressão do realismo em contraposição ao surrealismo. A relação entre a obra de Franz Kafka e essas duas afirmações pode ser analisada de diversas maneiras, mas algumas perspectivas interessantes a considerar são as seguintes:

Primeiramente, é importante destacar que Kafka é um dos autores mais emblemáticos do surrealismo, tendo influenciado de maneira significativa a arte e a literatura surrealistas do século XX. Isso se deve, em grande parte, à construção de seus personagens e tramas, que muitas vezes apresentam elementos fantásticos, absurdos e até mesmo angustiantes. O mundo kafkiano é um mundo em que a realidade parece subvertida, em que os personagens se veem presos em situações estranhas e incompreensíveis, em que a lógica não parece funcionar como esperado.

Por outro lado, embora seja frequentemente classificado como um autor surrealista por conta dessas características, Kafka também pode ser visto como um exemplo de como a arte pode ser expressão do realismo. Isso porque suas obras frequentemente abordam questões sociais e políticas, tais como a burocracia opressiva, a alienação do indivíduo na sociedade e a violência do Estado. Essas são questões que afetam diretamente a vida das pessoas e que, portanto, têm um forte impacto na realidade. Ao trazê-las para seus textos, Kafka faz uma espécie de crítica social que, embora não se proponha a ser realista no sentido estrito da palavra, apresenta uma visão crua e contundente da vida moderna.

Em última análise, portanto, a relação entre a obra de Kafka e as duas afirmações citadas na pergunta é complexa e multifacetada. Embora certamente pertença ao universo surrealista, Kafka também pode ser visto como um exemplo de como a arte pode dialogar com a realidade, ainda que por meio de elementos fantasiosos e estranhos.
2
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais