Logo Passei Direto
Buscar
A república brasileira registrou, neste início de século XXI, uma situação inédita: a chegada ao poder de um partido que nasceu da luta operária, e seu principal líder, que se tornou presidente por dois mandatos. Do ponto de vista do ordenamento de projetos para o país, podemos dizer que houve uma ruptura em relação ao governo anterior, de Fernando Henrique Cardoso? Assinale a alternativa correta: Escolha uma opção: a. Sim, principalmente a partir do segundo mandato de Lula, em que se colocava em questão a retomada da importância do estado como indutor fundamental da economia, rompendo, portanto, com o projeto neoliberal conduzido por Fernando Henrique Cardoso. b. Não, pois durante os dois mandatos de Lula se mantiveram as características do governo anterior. c. Sim, pois o projeto conduzido por Lula levou a uma radical onda de privatização que atingiu o Banco do Brasil e a Petrobrás, restringindo ainda mais o papel do estado brasileiro no campo econômico. d. Não, pois o projeto iniciado por Lula se manteve todo o tempo dentro da estrutura neoliberal conduzida por Fernando Henrique Cardoso, ampliando apenas os programas sociais de distribuição de renda. e. Não, pois, para vencer as eleições, o PT precisou renunciar ao seu projeto político para se apresentar como continuador do governo Fernando Henrique Cardoso.
User badge image
Antônio Marcos Vitorio Ferreira

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra a. Sim, principalmente a partir do segundo mandato de Lula, em que se colocava em questão a retomada da importância do estado como indutor fundamental da economia, rompendo, portanto, com o projeto neoliberal conduzido por Fernando Henrique Cardoso.

Essa resposta te ajudou?

2
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

A passagem do império à república, no Brasil, não foi meramente um levante militar. Os ideais republicanos contavam com uma longa trajetória no país, que, na década de 1870, encontraram o contexto propício para se tornar um movimento social e político forte e organizado, embora nunca homogêneo. Além da convergência momentânea com os Abolicionistas e Militares, qual dos fatores abaixo também contribuiu para criar as condições suficientes para derrubar a monarquia de D. Pedro II? Escolha uma opção: a. O atentado a tiros contra o imperador, ocorrido na noite de 16 de julho de 1889, quando, em seguida, o próprio D. Pedro II passou a culpar, perseguir e prender os republicanos pela tentativa de assassinato. b. As ações dos militares positivistas, presentes nos setores mais altos do exército, defensores de uma ditadura republicana. c. A aceleração da urbanização que, desde a década de 1860, vinha estimulando o surgimento de um espaço público para a atuação de associações e movimentos sociais com ideias e debates que se espraiavam fora dos círculos da política institucionalizada. d. As ações da vertente republicana jacobina, composta por segmentos radicais, que promoveram mobilizações em massa de civis e militares nas ruas do Rio de Janeiro pelo fim da monarquia. e. A conciliação entre os cafeicultores escravistas do Rio de Janeiro e os antiescravistas do interior paulista que, no contexto da Abolição, em 1888, se posicionaram contrários à proposta do imperador de conceder o direito a um lote de terras aos libertos.

Com relação à transição “lenta, gradativa e segura” proposta por Geisel e levada a cabo por Figueiredo, a passagem da presidência para as mãos de civis foi marcado pela: Escolha uma opção: a. Vitória da oposição nas eleições municipais e estaduais de 1982, assim, viabilizando a aprovação da emenda para as eleições diretas para a presidência, em 1985. b. Greve geral que parou o país em 1984, articulada pela então recém-criada Central Única dos Trabalhadores (CUT). c. Vitória dos movimentos sociais em torno da campanha chamada Diretas Já. d. Vitória dos militares sobre a proposta das Diretas Já, assegurando a eleição indireta para 1985. e. Imposição feita pelos militares para que o presidente, indiretamente escolhido, fosse José Sarney.

Mais conteúdos dessa disciplina