Buscar

Com relação ao processo de alfabetização e letramento, é correto afirmar que: I- A alfabetização é um processo que se dá apenas na escola. II- O l...

Com relação ao processo de alfabetização e letramento, é correto afirmar que:

I- A alfabetização é um processo que se dá apenas na escola.
II- O letramento é um processo que se dá apenas na escola.
III- A alfabetização e o letramento são processos que se complementam.
IV- A alfabetização e o letramento são processos que não têm relação entre si.
a) Apenas I e II estão corretas.
b) Apenas III está correta.
c) Apenas IV está correta.
d) Apenas I e III estão corretas.
e) Apenas II e III estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Com relação ao processo de alfabetização e letramento, é correto afirmar que a alternativa correta é a letra D) Apenas I e III estão corretas. I- A alfabetização é um processo que se dá não apenas na escola, mas também em outros espaços sociais, como a família e a comunidade. II- O letramento é um processo que se dá não apenas na escola, mas também em outros espaços sociais, como a família e a comunidade. III- A alfabetização e o letramento são processos que se complementam, pois a alfabetização é o processo de aprendizagem do sistema de escrita, enquanto o letramento é o processo de uso social da leitura e da escrita.
0
Dislike0
User badge image

Nando Bonfim

A alternativa correta é a letra d) Apenas I e III estão corretas.

A afirmativa I está incorreta porque a alfabetização não se restringe apenas ao ambiente escolar. Ela pode ocorrer tanto na escola quanto fora dela, por meio de diferentes práticas e experiências de leitura e escrita.

A afirmativa II também está incorreta, pois o letramento não se limita à escola. O letramento é um processo mais amplo que envolve o uso social da leitura e da escrita em diferentes contextos e situações, seja na escola, na família ou na comunidade.

A afirmativa III está correta. A alfabetização e o letramento são processos que estão intimamente relacionados e se complementam. A alfabetização refere-se ao aprendizado do sistema de escrita, ou seja, das relações entre as letras e os sons da língua. Já o letramento diz respeito ao uso efetivo da leitura e da escrita para a comunicação e participação social. Ambos são essenciais para o desenvolvimento da competência de leitura e escrita dos indivíduos.

Portanto, a resposta correta é que apenas as afirmativas I e III estão corretas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais