Buscar

A Lei 12.796, de 4 de abril de 2013, alterou a Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Uma das alterações tornou-se obrigatória a Educação Básica par...

A Lei 12.796, de 4 de abril de 2013, alterou a Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Uma das alterações tornou-se obrigatória a Educação Básica para a população com idade entre 4 e 17 anos de idade. Essa alteração decorre da Emenda Constitucional 59, de 11 de novembro de 2009, a qual garante que a medida deve ser implementada até 2016. Diante disso, são necessárias no interior da escola, que levem os profissionais à compreensão mais aprofundada do teor desses dispositivos legais, de modo que a implementação dessa política seja articulada à melhoria da qualidade da educação pública. Com Relação às novas demandas da Educação Básica, vale como afirmacoes a seguir. I. A Educação Básica obrigatória e gratuita dos 4 aos 17 anos de idade compreende as etapas de pré-escola, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Os currículos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio devem ter base nacional comum e parte diversificada. II. A Educação Básica compreende a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio. A Educação Infantil de 4 e 5 anos de idade é obrigatória para o acesso ao Ensino Fundamental. III. A Educação Infantil tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 anos de idade, contemplando os aspectos físicos, psicológicos, intelectuais e sociais. 4. É dever dos pais efetivar, na escola, a matrícula da criança com 4 anos de idade, cabendo à escola realizar o acompanhamento e o registro do desenvolvimento das crianças. É correto o que se afirma em:

I. A Educação Básica obrigatória e gratuita dos 4 aos 17 anos de idade compreende as etapas de pré-escola, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Os currículos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio devem ter base nacional comum e parte diversificada.
II. A Educação Básica compreende a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio. A Educação Infantil de 4 e 5 anos de idade é obrigatória para o acesso ao Ensino Fundamental.
III. A Educação Infantil tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 anos de idade, contemplando os aspectos físicos, psicológicos, intelectuais e sociais.
4. É dever dos pais efetivar, na escola, a matrícula da criança com 4 anos de idade, cabendo à escola realizar o acompanhamento e o registro do desenvolvimento das crianças.
Eu, apenas.
I, III e IV, apenas
I, II, III e IV.
III, apenas.
IV, apenas.

Essa pergunta também está no material:

AE33EBEC-C727-452A-8456-A63391EB705B
1 pág.

Pedagogia Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 2 Respostas

User badge image

Alessandro M Lima

A resposta correta é a alternativa I. As afirmativas corretas são:


I. A Educação Básica obrigatória e gratuita dos 4 aos 17 anos de idade compreende as etapas de pré-escola, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Os currículos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio devem ter base nacional comum e parte diversificada.


As outras afirmativas estão incorretas:


II. A Educação Básica compreende a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio. A Educação Infantil de 4 e 5 anos de idade é obrigatória para o acesso ao Ensino Fundamental. (Incorreta, pois a Educação Infantil é obrigatória dos 4 aos 5 anos, mas não é obrigatória para o acesso ao Ensino Fundamental).


III. A Educação Infantil tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 anos de idade, contemplando os aspectos físicos, psicológicos, intelectuais e sociais. (Correta, mas não faz parte das opções de resposta).


IV. É dever dos pais efetivar, na escola, a matrícula da criança com 4 anos de idade, cabendo à escola realizar o acompanhamento e o registro do desenvolvimento das crianças. (Incorreta, pois não está presente nas opções de resposta).


Portanto, apenas a afirmativa I está correta.

1
Dislike0
User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: I. A Educação Básica obrigatória e gratuita dos 4 aos 17 anos de idade compreende as etapas de pré-escola, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Os currículos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio devem ter base nacional comum e parte diversificada.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais