A educação, e suas práticas educativas formais, informais e não formais, é o campo de atuação do (a) pedagogo (a). Nesse sentido, sua formação profissional deve garantir: A realização de práticas inovadoras de alfabetização. A organização de instituições. A regência de aulas dinâmicas. Habilidades de pesquisa, de comunicação, de planejamento e de gestão. O planejamento de atividades e de projetos.
O local é O espaço de formação escolar e, portanto, os documentos reguladores e sufocantes das políticas coletivas das instituições de ensino devem ser lidos e consultados. Cada instituição de ensino precisa traduzir os textos e adequar a seus contextos. Com relação aos documentos reguladores é correto afirmar Dialogam diretamente com o campo específico de cada unidade escolar. Devem nortear de maneira única todas as ações educativas. Precisam ser lidos em primeiro lugar e ajudar na definição de uma ação mecanizada. Precisam ser lidos, compreendidos e (re)significados pela comunidade escolar. Não precisam da aprovação da comunidade educadora.
O Portfólio, como registro e sistematização da experiência do estágio em gestão educacional, é uma realidade que não pode ser ignorada. Sobre o portfólio, analise as afirmativas abaixo, indicando se elas são verdadeiras (V) ou falsas (F): ( ) É um conjunto organizado de trabalhos produzidos pelo estudante ao longo de determinado período. ( ) Deve ser redigido apenas em linguagem acadêmica. ( ) Quando bem-organizado e elaborado, transforma-se em um excelente instrumento de avaliação. ( ) Deve reunir as atividades que o estudante considera relevantes para seu processo de aprendizagem. F - V - F - F. V - V - V - F. F - V - V - F. V - F - V - F. V - F - V - V.
A gestão escolar aborda questões concretas da rotina educacional e busca garantir que as instituições de ensino tenham as condições necessárias para cumprir seu papel principal: ensinar com qualidade e formar cidadãos com as competências e habilidades indispensáveis para sua vida pessoal e profissional. Para que a Gestão Escolar possa desempenhar a sua função, ela se sustenta em alguns pilares. Considerando alguns desses pilares, analise as proposições e coloque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas. ( ) A Gestão Pedagógica é um pilar importantíssimo para a gestão. É ela que define quais são os parâmetros de ensino aprendizagem que sua escola irá adotar. Para tanto, é preciso analisar também as etapas que se precedem e sucedem o momento do aprendizado em si. ( ) No âmbito da gestão administrativa, é possível observar além de cuidado e manutenção patrimonial, também rotinas da secretaria. Basicamente, trata-se de manter o ambiente organizado por meio de diretrizes que não atrapalhem, mas muito pelo contrário, permitam a fluidez e otimização da Gestão Pedagógica. ( ) Para que a escola funcione harmoniosamente diante de todos os pilares, como uma orquestra em sinfonia, é preciso considerar toda a comunidade escolar, ou seja, todas as pessoas direta ou indiretamente envolvidas. Neste sentido, a gestão de recursos humanos inclui especialmente alunos, professores, coordenadores, funcionários, fornecedores e pais. V, V e V. F, V e V. V, F e V. F, V e F. V, V e F.
No intuito de avançar e superar o caráter formal e burocrático no processo de avaliação de programas e dos cursos nas universidades que aprendemos nas aulas de estágios, é preciso: É correto o que se afirma em: I- avançar no sentido da maior institucionalização das avaliações não no plano simplesmente administrativo, fiscalizatório ou burocrático-formal, mas no sentido formativo contínuo, que busque incorporar o uso dos resultados obtidos para mudanças, reajustes e melhorias das políticas públicas no geral; II- concretizar uma perspectiva de avaliação que venha a constituir, numa ação intrínseca, a execução de um programa que suponha o enfrentamento de limitações de natureza técnica, que abranja desde a opção por abordagem avaliativa adequada aos propósitos e ao objeto de avaliação até a construção de instrumental válido e fidedigno levando em conta toda a formação; III- que o avaliador não tenha independência e nenhum controle das informações por ele fornecidas. Afinal, o relatório pertence à burocracia da instituição avaliada e vai para seus arquivos; IV- nas decisões relativas ao delineamento da proposta avaliativa processual, estabelecer indicadores capazes de sintetizar dimensões de qualidade do objeto em análise. Etapa complexa, principalmente, quando se trata de avaliar objetos no âmbito educacional; V- entender que a avaliação é realizada para satisfazer os propósitos e valores daqueles que a contratam e deve fornecer informações técnicas que ajudem as instituições a atingirem seus objetivos, exclusivamente, políticos de interesse interno. I, II e V. III e V. I, III e V. I, II, III e IV. I, I e II.
A educação é um típico que-fazer humano, ou seja, um tipo de atividade que se caracteriza fundamentalmente por uma preocupação, por uma finalidade a ser atingida. A educação dentro de uma sociedade não se manifesta como um fim em si mesmo, mas sim como um instrumento de manutenção ou transformação social. Assinale a alternativa que interpreta corretamente ideias do texto: A educação vale por si só, tendo em vista que somente ela é capaz de produzir crenças e ideias, qualificações e especialidades. O progresso põe diante dos olhos do homem o novo, o irresistível; assim, facilmente e de bom grado, ele adere às novidades. As ações educacionais sistemáticas se dão, quase sempre, mesmo contra a vontade do homem, de forma fragmentada, em processos descontínuos e separados. A educação tem como característica fundamental a capacidade de bastar -se a si própria, uma vez que o cidadão busca educar-se permanentemente como ideal de vida. O poder da educação está em sua faculdade de ser instrumento de manutenção ou de transformação da realidade social.