Buscar

Três peças de uma fábrica de componentes elétricos P1, P2 e P3 estão sujeitas a três processos de fabricação: organização de componentes, soldagem

Três peças de uma fábrica de componentes elétricos P1, P2 e P3 estão sujeitas a três processos de fabricação: organização de componentes, soldagem e acabamento. O tempo médio de organização dos componentes de cada peça do tipo P1 é de 10 minutos, enquanto, para os processos de soldagem e acabamento, valem e 3 minutos e 5 minutos respectivamente. Para as peças do tipo P2, os tempos médios são: organização 2 minutos; solda 1,5 minutos; acabamento 2,5 minutos. E para o processo de fabricação de cada peça do tipo P3, temos os seguintes tempos médios: 12 minutos para organização, 3 minutos para soldagem e 9 minutos para acabamento. O setor responsável pela organização dessas peças tem uma disponibilidade de 80 horas semanais, o de soldagem 30 horas semanais e o setor de acabamento tem disponibilidade de 60 horas semanais.

Qual a quantidade de peças P1, P2 e P3 que são fabricadas semanalmente por essa empresa, utilizando-se todas as disponibilidades dos setores?

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Para resolver esse problema, precisamos calcular o tempo total de fabricação de cada peça e, em seguida, dividir o tempo disponível em cada setor pelo tempo total de fabricação de cada peça para obter a quantidade máxima de peças que podem ser fabricadas em cada setor. A quantidade final de peças fabricadas será a menor quantidade obtida em cada setor. Para a peça P1: Tempo total de fabricação = 10 + 3 + 5 = 18 minutos Quantidade máxima de peças que podem ser fabricadas no setor de organização = 80 / 10 = 8 peças Quantidade máxima de peças que podem ser fabricadas no setor de soldagem = 30 / 3 = 10 peças Quantidade máxima de peças que podem ser fabricadas no setor de acabamento = 60 / 5 = 12 peças A quantidade final de peças P1 que podem ser fabricadas é 8, pois é a menor quantidade obtida em cada setor. Para a peça P2: Tempo total de fabricação = 2 + 1,5 + 2,5 = 6 minutos Quantidade máxima de peças que podem ser fabricadas no setor de organização = 80 / 2 = 40 peças Quantidade máxima de peças que podem ser fabricadas no setor de soldagem = 30 / 1,5 = 20 peças Quantidade máxima de peças que podem ser fabricadas no setor de acabamento = 60 / 2,5 = 24 peças A quantidade final de peças P2 que podem ser fabricadas é 20, pois é a menor quantidade obtida em cada setor. Para a peça P3: Tempo total de fabricação = 12 + 3 + 9 = 24 minutos Quantidade máxima de peças que podem ser fabricadas no setor de organização = 80 / 12 = 6 peças Quantidade máxima de peças que podem ser fabricadas no setor de soldagem = 30 / 3 = 10 peças Quantidade máxima de peças que podem ser fabricadas no setor de acabamento = 60 / 9 = 6 peças A quantidade final de peças P3 que podem ser fabricadas é 6, pois é a menor quantidade obtida em cada setor. Portanto, a empresa pode fabricar semanalmente 8 peças P1, 20 peças P2 e 6 peças P3.
0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais