Buscar

Uma mulher com 45 anos de idade foi atendida na Unidade de Pronto Atendimento Hospitalar, queixando-se de dor ao urinar, disúria frequente, urgênci...

Uma mulher com 45 anos de idade foi atendida na Unidade de Pronto Atendimento Hospitalar, queixando-se de dor ao urinar, disúria frequente, urgência miccional e ocasionalmente dor além de dor nos flancos e Após anamnese, o médico assistente solicitou à unidade de análises clínicas os seguintes exames de urgência: hemograma, exame qualitativo de urina (EQU) urocultura e antibiograma. Após quatro dias, o setor de microbiologia liberou o resultado da urocultura, que demonstrou crescimento de Escherichia coli> 105 UFC/mL e sensibilidade aos antimicrobianos. Com base no caso clínico descrito, avalie as afirmacoes a seguir. I. A realização da bacterioscopia da urina, após coloração de Gram. em objetiva de imersão (1000X), demonstra bacilos gram-negativos, além de observação de leucocitose no hemograma. II. A determinação da sensibilidade aos antibacterianos, por meio do teste de difusão em disco, pode ser realizada em Ágar S angue de carneiro para Escherichia coli. III. As provas bioquímicas e meios de cultura seletivos como o ágar Mac Conkey ou Eosin Methylene Blue (EMB) são utilizados para identificação da enterobactéria Escherichia coli. É correto o que se afirma em:

I. A realização da bacterioscopia da urina, após coloração de Gram. em objetiva de imersão (1000X), demonstra bacilos gram-negativos, além de observação de leucocitose no hemograma.
II. A determinação da sensibilidade aos antibacterianos, por meio do teste de difusão em disco, pode ser realizada em Ágar S angue de carneiro para Escherichia coli.
III. As provas bioquímicas e meios de cultura seletivos como o ágar Mac Conkey ou Eosin Methylene Blue (EMB) são utilizados para identificação da enterobactéria Escherichia coli.
a) III. e III, apenas.
b) I e III, apenas.
c) II e III, apenas.
d) I, II e III.
e) Nenhuma das alternativas anteriores.

Essa pergunta também está no material:

simulado estacio pt1
1 pág.

Análises Clínicas

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B) I e III, apenas. Justificativa: I. A realização da bacterioscopia da urina, após coloração de Gram. em objetiva de imersão (1000X), demonstra bacilos gram-negativos, além de observação de leucocitose no hemograma. - Correta. A bacterioscopia da urina é um exame que pode ser realizado para identificar a presença de bactérias na urina. A coloração de Gram é uma técnica utilizada para diferenciar as bactérias em gram-positivas e gram-negativas. A presença de bacilos gram-negativos na urina pode indicar a presença de Escherichia coli, que é uma bactéria gram-negativa. II. A determinação da sensibilidade aos antibacterianos, por meio do teste de difusão em disco, pode ser realizada em Ágar S angue de carneiro para Escherichia coli. - Incorreta. O teste de difusão em disco é um método utilizado para determinar a sensibilidade ou resistência de uma bactéria a um determinado antibiótico. O meio de cultura utilizado para esse teste é o Ágar Mueller-Hinton, e não o Ágar S angue de carneiro. III. As provas bioquímicas e meios de cultura seletivos como o ágar Mac Conkey ou Eosin Methylene Blue (EMB) são utilizados para identificação da enterobactéria Escherichia coli. - Correta. As provas bioquímicas e os meios de cultura seletivos são utilizados para identificar a presença de Escherichia coli na urina. O Ágar Mac Conkey e o Eosin Methylene Blue (EMB) são meios de cultura seletivos utilizados para o isolamento de bactérias gram-negativas, incluindo a Escherichia coli.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais