Buscar

O que é gênero? Por que as questões de gênero interferem no papel social e na saúde da mulher? Gênero: construções sociais que têm a base material...

O que é gênero? Por que as questões de gênero interferem no papel social e na saúde da mulher?

Gênero: construções sociais que têm a base material e tornam se explicativos dos atributos específicos que cada cultura impõe ao masculino e ao feminino.
As mulheres (gênero feminino) sofrem com as sobrecargas de trabalho e responsabilidade e ainda têm seu desgaste aumentando em razão do preconceito e discriminação impingidos pela sociedade.

Essa pergunta também está no material:

Política da mulher
1 pág.

Saúde da Mulher

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Gênero se refere às construções sociais que atribuem características e papéis específicos para homens e mulheres em uma determinada cultura. É importante ressaltar que gênero não está relacionado apenas ao sexo biológico, mas sim às expectativas e normas sociais que são impostas com base no conceito de masculino e feminino. As questões de gênero interferem no papel social e na saúde da mulher de diversas maneiras. A sobrecarga de trabalho e responsabilidade é uma das consequências, já que muitas mulheres são cobradas a desempenhar múltiplos papéis, como cuidar da casa, dos filhos e ainda trabalhar fora. Isso pode levar ao estresse, cansaço e impactar negativamente na saúde física e mental. Além disso, o preconceito e a discriminação de gênero também afetam a saúde da mulher. A desigualdade salarial, por exemplo, pode gerar dificuldades financeiras e limitar o acesso a serviços de saúde de qualidade. A violência de gênero também é uma realidade preocupante, causando traumas e impactando a saúde emocional das mulheres. Portanto, as questões de gênero são fundamentais para compreendermos as desigualdades e os desafios enfrentados pelas mulheres na sociedade, e é necessário promover a igualdade de gênero para garantir uma sociedade mais justa e saudável para todos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais