Buscar

.Um homem de 35 anos, trabalhador rural, foi admitido na emergência de um hospital apresentando um quadro de náuseas, inquietude, taquipnéia (aumen...

.Um homem de 35 anos, trabalhador rural, foi admitido na emergência de um hospital apresentando um quadro de náuseas, inquietude, taquipnéia (aumento da freqüência respiratória), acidose, taquicardia e hipertermia acentuada, com sudorese e calafrios. Ao se fazer a anamnese, foi constatado que havia aproximadamente 5 horas, o paciente tinha feito uso irregular e exagerado de um herbicida à base de 2,4uma -Dinitrofenol, ocorrendo possível intoxicação. Questões A. Como age o dinitrofenol na membrana mitocondrial e qual a conseqüência desta ação? B.Justifique, em termos bioquímicos, o quadro de hipertermia e comente sobre a importância de sua correção. C.Correlacione a ação do dinitrofenol com o metabolismo da gordura marrom.

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A. O 2,4-dinitrofenol (DNP) é um composto que age como um desacoplador da fosforilação oxidativa na membrana mitocondrial. Ele se liga à proteína transportadora de prótons, dissipando o gradiente de prótons através da membrana mitocondrial interna, o que leva à diminuição da síntese de ATP e ao aumento da produção de calor. B. O quadro de hipertermia ocorre devido ao aumento da produção de calor pelo organismo, como resultado da diminuição da síntese de ATP e do aumento da produção de calor pelo desacoplamento da fosforilação oxidativa. A correção da hipertermia é importante para evitar danos aos tecidos e órgãos do corpo, como convulsões, danos cerebrais e até mesmo a morte. C. O DNP atua no metabolismo da gordura marrom, que é um tecido adiposo especializado em gerar calor. O DNP aumenta a atividade da enzima desidrogenase do glicerol-3-fosfato, que está envolvida na oxidação de ácidos graxos e na produção de calor. Isso leva a um aumento da termogênese e da produção de calor pelo organismo.

0
Dislike0
User badge image

Maria de Lourdes Menezes

A. O 2,4-dinitrofenol (DNP) é um composto que age como um desacoplador da fosforilação oxidativa na membrana mitocondrial. Ele se liga à proteína transportadora de prótons, dissipando o gradiente de prótons através da membrana mitocondrial interna, o que leva à diminuição da síntese de ATP e ao aumento da produção de calor.B. O quadro de hipertermia ocorre devido ao aumento da produção de calor pelo organismo, como resultado da diminuição da síntese de ATP e do aumento da produção de calor pelo desacoplamento da fosforilação oxidativa. A correção da hipertermia é importante para evitar danos aos tecidos e órgãos do corpo, como convulsões, danos cerebrais e até mesmo a morte.C. O DNP atua no metabolismo da gordura marrom, que é um tecido adiposo especializado em gerar calor. O DNP aumenta a atividade da enzima desidrogenase do glicerol-3-fosfato, que está envolvida na oxidação de ácidos graxos e na produção de calor. Isso leva a um aumento da termogênese e da produção de calor pelo organismo.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina