Buscar

A partir da Constituição Federal, a assistência social ganha status de política pública e é elevada do campo da benesse e assistencialismo para o â...

A partir da Constituição Federal, a assistência social ganha status de política pública e é elevada do campo da benesse e assistencialismo para o âmbito da democracia e cidadania, na mesma condição de outras políticas, como da saúde, educação, habitação, entre outras. Analise as afirmativas abaixo: I - A Assistência Social se fez regulamentada em sua organização e oferta nos artigos 203 e 204 da Constituição Federal. II – Somente com a mobilização da sociedade, especialmente das entidades do terceiro setor, estudantes de Serviço Social, professores, pesquisadores e atores envolvidos na militância da assistência social, que vimos ser publicada a Lei nº 8.742/93 – Lei Orgânica da Assistência Social. III – Mesmo com o avanço no campo legal com a publicação do direito à assistência social, tanto na Constituição Federal quanto na LOAS, na década de 1990, as práticas dessa política ainda continuaram marcadas por ações pontuais, fragmentadas, desarticuladas e com regulação frágil. Está correta a alternativa: Selecione uma alternativa: a) I e III. b) Apenas a III. c) II e III. d) I e II e) I, II e III.

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D) I e II. A afirmativa I está correta, pois a assistência social é regulamentada nos artigos 203 e 204 da Constituição Federal. Já a afirmativa II também está correta, pois a Lei nº 8.742/93, conhecida como Lei Orgânica da Assistência Social, foi publicada após a mobilização da sociedade, entidades do terceiro setor, estudantes de Serviço Social, professores, pesquisadores e atores envolvidos na militância da assistência social. A afirmativa III está incorreta, pois, apesar de ainda haver desafios na implementação da política de assistência social, as ações pontuais, fragmentadas e desarticuladas foram superadas com a regulamentação da política e a criação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

0
Dislike0
User badge image

Cassia França

O Sistema Único da Assistência Social veio para resgatar e operacionalizar os princípios, as diretrizes e os objetivos que estão definidos da Constituição Federal de 1988 e reafirmados cinco anos depois, na Lei Orgânica da Assistência Social. São princípios do SUAS:

I – Integração de objetivos, ações, serviços, benefícios, programas e projetos em rede hierarquizada e territorializada, pela complexidade dos serviços e de responsabilidade exclusiva das organizações e entidades de Assistência Social.

II - Descentralização político-administrativa com competências específicas e comando único em cada esfera de governo.

III - Comando único por esfera da gestão.

Selecione uma alternativa:

a)

I e III.

b)

II e III.

c)

I e II.

d)

Apenas I

e)

I, II e III.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais