Buscar

(DPE-SC / 2021 adaptada) As medidas de proteção são aplicáveis às crianças e aos adolescentes em situação de risco e às crianças que cometem ato in...

(DPE-SC / 2021 adaptada) As medidas de proteção são aplicáveis às crianças e aos adolescentes em situação de risco e às crianças que cometem ato infracional. A situação de risco, por sua vez, ocorre nas hipóteses em que os direitos da criança ou do adolescente estão ameaçados ou já foram violados. Dessa forma, o objetivo das medidas de proteção é exatamente sanar a violação do direito ou impedir que tal ocorra. De acordo com a lei, as medidas de proteção:

As medidas de proteção são aplicáveis às crianças e aos adolescentes em situação de risco e às crianças que cometem ato infracional.
O objetivo das medidas de proteção é sanar a violação do direito ou impedir que tal ocorra.
As medidas de proteção estão previstas em rol exemplificativo.
As medidas socioeducativas estão previstas em rol taxativo.
As medidas de proteção podem ser aplicadas isolada ou cumulativamente.
a) podem ser aplicadas pelo juiz, Conselho Tutelar e Ministério Público, ao passo que as medidas socioeducativas são aplicadas somente pelo juiz.
b) submetem-se ao princípio legal da responsabilidade primária da família, ao passo que as medidas socioeducativas se submetem ao princípio legal da responsabilidade primária do adolescente.
c) estão previstas em rol exemplificativo, ao passo que as medidas socioeducativas estão previstas em rol taxativo.
d) poderão ser aplicadas isolada ou cumulativamente, ao passo que as medidas socioeducativas não admitem aplicação cumulativa.
e) podem ser aplicadas a adolescentes cujo direitos foram violados pelos pais ou pelo Estado, ao passo que as medidas socioeducativas destinam-se a adolescentes com direitos violados em razão da própria conduta.

Essa pergunta também está no material:

Excercício
1 pág.

Direito da Crianca e do Adolescente Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais