Buscar

Qual é o conceito que define a neutralização dos conflitos entre distintos povos na formação étnico-racial do Brasil, segundo a crítica apresentada...

Qual é o conceito que define a neutralização dos conflitos entre distintos povos na formação étnico-racial do Brasil, segundo a crítica apresentada ao livro 'Casa Grande e Senzala' de Gilberto Freyre?


Racismo Biológico
Racismo Científico
Relações Étnico-Raciais
Democracia Racial
Mito da Democracia Racial

Essa pergunta também está no material:

pergunta 2
1 pág.

Psicologia Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 4 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

O conceito que define a neutralização dos conflitos entre distintos povos na formação étnico-racial do Brasil, segundo a crítica apresentada ao livro "Casa Grande e Senzala" de Gilberto Freyre, é o "Mito da Democracia Racial".

0
Dislike0
User badge image

Bruna Rebelo

DEMOCRACIA RACIAL

0
Dislike0
User badge image

Paula Mendes

A neutralização dos conflitos entre distintos povos na formação étnico-racial do Brasil, segundo a crítica apresentada, é definida pelo conceito de "embranquecimento" ou "branqueamento". Esse conceito baseia-se na ideia de que, ao longo da história do Brasil, houve uma tendência de valorização e promoção da miscigenação entre brancos e não brancos como uma forma de "clarear" a população e diluir as características étnicas e raciais não brancas.

Essa política de embranquecimento foi influenciada por ideologias racistas e pelo pensamento científico do século XIX, que defendia a superioridade da raça branca. Acreditava-se que a miscigenação resultaria na melhoria genética da população, ao eliminar características indesejadas associadas às raças não brancas.

Essa abordagem de neutralização dos conflitos étnico-raciais é criticada por diversos motivos. Em primeiro lugar, ela reflete e perpetua a hierarquia racial, com a valorização da branquitude como padrão ideal. Além disso, o processo de embranquecimento historicamente implicou em práticas de exclusão, discriminação e marginalização das populações negras e indígenas, negando suas identidades e culturas.

A crítica ao conceito de embranquecimento busca destacar a importância de valorizar a diversidade étnico-racial do Brasil, reconhecer a existência e a luta por direitos das populações não brancas, e promover a igualdade, o respeito e a justiça social, superando assim as estruturas e os efeitos do racismo histórico.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais