Buscar

Sobre a Arte no Ensino Fundamental dentro da BNCC, como se estrutura este componente curricular no documento? O Ensino da Arte no Ensino Fundament...

Sobre a Arte no Ensino Fundamental dentro da BNCC, como se estrutura este componente curricular no documento?

O Ensino da Arte no Ensino Fundamental é composto pelas linguagens das Artes visuais, Dança, Música e Teatro.
As linguagens da Arte no Ensino Fundamental articulam saberes referentes a produtos e fenômenos artísticos e envolvem as práticas de criar, ler, produzir, construir, exteriorizar, e refletir sobre formas artísticas.
A BNCC propõe que o componente curricular Arte seja lugar de possibilidades de criação, no qual os estudantes sejam protagonistas de sua prática, tendo acesso não apenas às produções culturais legitimadas pelo mercado ou pela mídia, mas também aos saberes e práticas culturais populares.
O documento ainda compreende que o saber em arte pode ser compartilhado por meio de diversas formas, como exposições, saraus, espetáculos, performances, concertos, recitais, intervenções e outras apresentações e eventos artísticos e culturais.

Essa pergunta também está no material:

avaliação final discursiva
1 pág.

Metodologia do Ensino de Artes

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Dentro da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o componente curricular de Arte no Ensino Fundamental é estruturado de forma a abranger as linguagens das Artes Visuais, Dança, Música e Teatro. Essas linguagens artísticas envolvem práticas de criação, leitura, produção, construção, expressão e reflexão sobre formas artísticas. A BNCC propõe que o ensino da Arte seja um espaço de possibilidades de criação, onde os estudantes sejam protagonistas de sua prática. Além disso, busca proporcionar acesso não apenas às produções culturais legitimadas pelo mercado ou pela mídia, mas também aos saberes e práticas culturais populares. O documento reconhece que o conhecimento em Arte pode ser compartilhado por meio de diversas formas, como exposições, saraus, espetáculos, performances, concertos, recitais, intervenções e outros eventos artísticos e culturais. É importante ressaltar que a BNCC serve como referência para a elaboração dos currículos escolares, mas cabe às escolas e professores adaptarem e contextualizarem essas diretrizes de acordo com a realidade de cada instituição de ensino.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais