Buscar

Os progressos do sistema de saúde no Brasil apresentam vínculo com a maior operação de gestão envolvendo as três esferas governamentais, para minim...

Os progressos do sistema de saúde no Brasil apresentam vínculo com a maior operação de gestão envolvendo as três esferas governamentais, para minimizar as necessidades de saúde da sociedade civil. Desde a criação do SUS em 1990, políticas públicas são implementadas para construção, organização e estruturação de um sistema de saúde, oferecido de forma gratuita para toda população brasileira e estrangeiros no território nacional, tanto nas unidades hospitalares quanto na atenção primária à saúde. A vigilância em saúde agrega a vigilância epidemiológica, a vigilância sanitária, a vigilância do trabalhador e a vigilância ambiental.

DISCORRA sobre as atividades desenvolvidas pelas áreas de atuação da Vigilância em Saúde (Vigilância epidemiológica, Vigilância Ambiental, Vigilância da Saúde do trabalhador, Vigilância Sanitária e Vigilância da Situação de Saúde).


QUESTÃO 2

A notificação compulsória é a comunicação obrigatória à autoridade de saúdes, sobre a ocorrência de suspeita ou confirmação de doença, agravo ou evento de saúde pública, podendo ser imediata ou semanal.

INDIQUE os profissionais que, de acordo com a Lei, devem realizar a notificação compulsória de doenças.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A Vigilância em Saúde é uma área de atuação que agrega a vigilância epidemiológica, a vigilância sanitária, a vigilância do trabalhador e a vigilância ambiental. A vigilância epidemiológica é responsável por monitorar e controlar doenças transmissíveis, investigando surtos e epidemias. A vigilância sanitária é responsável por fiscalizar e controlar produtos e serviços que possam afetar a saúde da população, como alimentos, medicamentos, cosméticos, entre outros. A vigilância do trabalhador é responsável por monitorar e controlar os riscos à saúde dos trabalhadores, prevenindo acidentes e doenças ocupacionais. A vigilância ambiental é responsável por monitorar e controlar os fatores ambientais que possam afetar a saúde da população, como a qualidade da água, do ar e do solo. De acordo com a Lei, a notificação compulsória de doenças deve ser realizada por todos os profissionais de saúde, públicos ou privados, que tenham conhecimento ou suspeita de casos de doenças ou agravos de notificação compulsória.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais