Buscar

Qual a diferença entre culpa própria e culpa inconsciente?

💡 4 Respostas

User badge image

Beatriz Oliveira

a diferença entre culpa própria e culpa inconsciente está no grau de consciência e intenção por trás das ações. Na culpa própria, a pessoa está ciente de seus atos e assume a responsabilidade por eles. Na culpa inconsciente, a pessoa age inadvertidamente, sem conhecimento total das implicações de suas ações.

2
Dislike0
User badge image

gabriel furacao

  1. Culpa imprópria (ou erro de proibição):
  2. A culpa imprópria ocorre quando o agente comete um crime, mas, devido a um erro inevitável e escusável sobre a ilicitude do fato, ele não tinha consciência de que estava cometendo uma infração penal. Em outras palavras, o agente age culpavelmente, mas sem a devida consciência da ilicitude de sua conduta.

Nesse caso, o agente age de acordo com sua consciência, acreditando que sua conduta é legítima ou permitida. No entanto, devido a uma falsa percepção ou desconhecimento da lei, ele comete um crime sem a intenção de fazê-lo. A culpa imprópria pode ser considerada como uma causa de exclusão da culpabilidade, e o agente pode ser absolvido ou ter sua pena reduzida.

  1. Culpa consciente:
  2. A culpa consciente ocorre quando o agente prevê e aceita o resultado danoso ou o risco de produzi-lo, mas mesmo assim decide prosseguir com sua conduta. Nesse caso, o agente tem ciência de que sua ação ou omissão pode resultar em um crime, mas, apesar disso, age de forma negligente ou imprudente.

O agente prevê a possibilidade de causar o resultado proibido, mas decide agir mesmo assim, acreditando que o resultado não ocorrerá ou confiando em sua habilidade de evitar as consequências indesejadas. A culpa consciente geralmente é considerada como uma forma de culpabilidade, pois o agente tinha conhecimento e assumiu o risco de cometer o crime.

Em resumo, a culpa imprópria está relacionada a um erro de proibição, em que o agente age sem consciência da ilicitude de sua conduta, enquanto a culpa consciente envolve a consciência do risco ou resultado proibido, mas mesmo assim o agente decide agir de forma imprudente ou negligente.

1
Dislike0
User badge image

usogeral122

a diferença entre culpa própria e culpa inconsciente está no grau de consciência e intenção por trás das ações.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais