Buscar

No final dos anos 70, a utilização do ácido acetilsalicílico (Aspirina®) foi gradativamente substituída por novos fármacos analgésicos com menos ef...

No final dos anos 70, a utilização do ácido acetilsalicílico (Aspirina®) foi gradativamente substituída por novos fármacos analgésicos com menos efeitos adversos, por exemplo, o acetaminofeno e o ibuprofeno. Entretanto, nos anos 80, foram feitas novas descobertas sobre os benefícios da Aspirina®. Pesquisadores demonstram que a utilização desse fármaco foi capaz de reduzir os riscos de infartos teciduais.

Neste contexto, indique a alternativa que correlacione corretamente a fisiopatologia das alterações hemodinâmicas e a sua farmacoterapia associada.

  • Em pacientes diagnosticados com hemofilia se justifica a utilização do ácido acetilsalicílico devido a capacidade deste fármaco em reduzir a produção de tromboxanos e consequente aglomeração de plaquetas.
  • Pacientes em estado de choque hipovolêmico se beneficiam da utilização imediata do ácido acetilsalicílico a capacidade deste fármaco em aumentar a produção de fatores coagulantes.
  • Em pacientes diagnosticados com insuficiência cardíaca, o uso deste fármaco pode ser benéfico devido suas propriedades em reduzir as chances de aterosclerose.
  • Em pacientes diagnosticados com trombocitopenia causadas por dengue se justifica a utilização do ácido acetilsalicílico devido a capacidade deste fármaco em reduzir a produção de prostaglandinas e consequentemente redução da dor gerada pelo processo inflamatório.
  • Em pacientes diagnosticados com hipertensão arterial sistêmica associada à aterosclerose em artérias coronárias se justifica a utilização do ácido acetilsalicílico devido a capacidade deste fármaco em reduzir a produção de tromboxanos e consequente aglomeração de plaquetas.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta que correlaciona corretamente a fisiopatologia das alterações hemodinâmicas e a sua farmacoterapia associada é: - Em pacientes diagnosticados com hipertensão arterial sistêmica associada à aterosclerose em artérias coronárias se justifica a utilização do ácido acetilsalicílico devido à capacidade deste fármaco em reduzir a produção de tromboxanos e consequente aglomeração de plaquetas.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais