Buscar

Os benzodiazepínicos são fármacos da classe dos sedativos-hipnóticos, cuja ação sedativa produz redução da excitação do SNC, com atividade calmante...

Os benzodiazepínicos são fármacos da classe dos sedativos-hipnóticos, cuja ação sedativa produz redução da excitação do SNC, com atividade calmante. Sua atividade hipnótica consiste em produzir sonolência, facilitando o início e a manutenção do sono. Os benzodiazepínicos têm como mecanismo de ação a ligação nas interfaces das subunidades α/γ dos receptores GABAA, produzindo um aumento da afinidade do receptor pelo ácido gama-aminobutírico (GABA), aumentando a frequência de abertura dos canais de Cl-. Os efeitos farmacológicos dos benzodiazepínicos são atribuídos à potencialização das vias GABAérgicas, consideradas mediadores de efeitos inibitórios no SNC. Os benzodiazepínicos são fármacos com características de elevada lipofilicidade e possuem meia vida (t1/2) variável, que os faz serem classificados em: (a) benzodiazepínicos de ação ultracurta; (b) agentes de ação curta (t1/2 < 6 h), exemplos: midazolam, triazolam; (c) agentes de ação intermediária (t1/2 de 6-24 h), exemplos: estazolam e temazepam e (d) agentes de ação longa (t1/2 > 24 h), exemplos: flurazepam, diazepam e quazepam. Com relação às características farmacocinéticas dos benzodiazepínicos, é CORRETO afirmar que:

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Os benzodiazepínicos são fármacos com características de elevada lipofilicidade e possuem meia vida (t1/2) variável, que os faz serem classificados em: (a) benzodiazepínicos de ação ultracurta; (b) agentes de ação curta (t1/2 < 6 h), exemplos: midazolam, triazolam; (c) agentes de ação intermediária (t1/2 de 6-24 h), exemplos: estazolam e temazepam e (d) agentes de ação longa (t1/2 > 24 h), exemplos: flurazepam, diazepam e quazepam. Sendo assim, é correto afirmar que os benzodiazepínicos possuem meia-vida variável, o que significa que sua duração de ação pode ser curta, intermediária ou longa, dependendo do tipo de benzodiazepínico utilizado. Além disso, os benzodiazepínicos são lipossolúveis e atuam aumentando a afinidade do receptor GABA pelo ácido gama-aminobutírico, o que resulta em efeitos sedativos, hipnóticos e ansiolíticos.

0
Dislike0
User badge image

Estudante PD

Os benzodiazepínicos são fármacos com características de elevada lipofilicidade e possuem meia vida (t1/2) variável, que os faz serem classificados em: (a) benzodiazepínicos de ação ultracurta; (b) agentes de ação curta (t1/2 < 6 h), exemplos: midazolam, triazolam; (c) agentes de ação intermediária (t1/2 de 6-24 h), exemplos: estazolam e temazepam e (d) agentes de ação longa (t1/2 > 24 h), exemplos: flurazepam, diazepam e quazepam. Sendo assim, é correto afirmar que os benzodiazepínicos possuem meia-vida variável, o que significa que sua duração de ação pode ser curta, intermediária ou longa, dependendo do tipo de benzodiazepínico utilizado.
0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando