Buscar

3- Que fatores podem restringir a mobilidade de uma proteína na membrana plasmática? R – a formação de domínios, que podem ser: o ancoramento à ma...

3- Que fatores podem restringir a mobilidade de uma proteína na membrana plasmática? R – a formação de domínios, que podem ser: o ancoramento à matriz, ao citoesqueleto ou a uma célula vizinha, a formação de oligômeros desta proteína, a formação de barreiras por outras proteínas transmembrana, ou a formação de domínios lipidicos que restringem a mobilidade de proteínas nele inseridas.

A ancoragem à matriz pode restringir a mobilidade de uma proteína na membrana plasmática.
A ancoragem ao citoesqueleto pode restringir a mobilidade de uma proteína na membrana plasmática.
A ancoragem a uma célula vizinha pode restringir a mobilidade de uma proteína na membrana plasmática.
A formação de oligômeros desta proteína pode restringir a mobilidade de uma proteína na membrana plasmática.
A formação de barreiras por outras proteínas transmembrana pode restringir a mobilidade de uma proteína na membrana plasmática.
A formação de domínios lipidicos que restringem a mobilidade de proteínas nele inseridas pode restringir a mobilidade de uma proteína na membrana plasmática.

Essa pergunta também está no material:

com GABARITO_AP1_Biocel_1_2007-1
1 pág.

Biologia Celular Universidade Federal FluminenseUniversidade Federal Fluminense

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Os fatores que podem restringir a mobilidade de uma proteína na membrana plasmática são: - Ancoragem à matriz: quando a proteína está ancorada a uma matriz extracelular, isso pode limitar sua mobilidade. - Ancoragem ao citoesqueleto: se a proteína está ligada ao citoesqueleto celular, sua mobilidade pode ser restringida. - Ancoragem a uma célula vizinha: se a proteína está ligada a uma célula vizinha, isso pode limitar sua movimentação na membrana plasmática. - Formação de oligômeros: quando a proteína forma oligômeros, ou seja, agrupamentos de várias unidades da proteína, isso pode restringir sua mobilidade. - Formação de barreiras por outras proteínas transmembrana: se outras proteínas transmembrana formarem barreiras na membrana, isso pode limitar a movimentação da proteína. - Formação de domínios lipídicos: a presença de domínios lipídicos específicos na membrana pode restringir a mobilidade das proteínas inseridas neles. Esses são os fatores que podem restringir a mobilidade de uma proteína na membrana plasmática.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais