Buscar

1) Na apostila do curso aprendemos um pouco sobre os dois principais modelos de especiação: a especiação alopátrica e a simpátrica. Um outro tipo n...

1) Na apostila do curso aprendemos um pouco sobre os dois principais modelos de especiação: a especiação alopátrica e a simpátrica. Um outro tipo não abordado de especiação é a peripátrica, considerado por alguns autores como um subtipo de especiação alopátrica.
a) Conceitue brevemente especiação simpátrica e especiação alopátrica quanto ao modo como ocorre a interrupção de fluxo gênico. (2,0 pontos)
b) Explique como ocorre o processo de especiação peripátrica e como ele se diferencia de um processo típico de especiação alopátrica. (1,0 ponto)
c) Conceitue brevemente “efeito fundador” e “deriva gênica” e explique como estes dois processos atuam na especiação peripátrica. (2,0 pontos)


Essa pergunta também está no material:

AD2_Evolucao_2019-1
1 pág.

Evolução Universidade Federal FluminenseUniversidade Federal Fluminense

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

a) A especiação alopátrica ocorre quando uma população é dividida em duas ou mais subpopulações geograficamente isoladas, impedindo o fluxo gênico entre elas. Já a especiação simpátrica ocorre quando a especiação ocorre em uma única população, sem que haja separação geográfica, geralmente devido a fatores como poliploidia, seleção natural ou isolamento reprodutivo. b) A especiação peripátrica ocorre quando uma pequena população se isola geograficamente do restante da população original, geralmente em uma área periférica. Essa pequena população pode sofrer mudanças genéticas significativas devido ao efeito fundador e à deriva gênica, levando à formação de uma nova espécie. A principal diferença em relação à especiação alopátrica é que a população isolada é muito menor e mais isolada geograficamente. c) O efeito fundador ocorre quando uma pequena população se separa da população original e estabelece uma nova população em uma área geograficamente isolada. Como essa nova população é formada por um número limitado de indivíduos, a variação genética pode ser reduzida em relação à população original, o que pode levar a mudanças genéticas significativas. A deriva gênica é a mudança aleatória na frequência dos alelos em uma população, que pode ocorrer devido a eventos estocásticos, como a morte de indivíduos ou a migração de indivíduos para outras populações. Na especiação peripátrica, esses dois processos podem atuar juntos para levar à formação de uma nova espécie.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais