Buscar

Com o objetivo de evitar retrabalhos durante a execução das instalações hidrossanitárias, que poderiam gerar custos adicionais desnecessários, o pr...

Com o objetivo de evitar retrabalhos durante a execução das instalações hidrossanitárias, que poderiam gerar custos adicionais desnecessários, o projeto de instalações hidráulicas deve sempre ser desenvolvido em paralelo com os demais projetos arquitetônicos, estruturais, elétricos, de fundações, entre outros. Você sabe como diminuir a incompatibilidade de projetos complementares durante a execução de obras? Para esses casos, pode-se adotar o sistema BIM (Building Information Modeling), evitando retrabalhos na execução. O BIM pode ser definido como uma representação das propriedades ou características físicas e funcionais de uma edificação em formato digital. É considerado como uma representação digital com processamento automatizado e inteligente de dados, configurando-se em um excelente instrumento de gestão, de fluxo de trabalho e ideal para trabalho em grupos multidisciplinares. De modo geral, mas não limitados a apenas estes, os componentes básicos de um projeto de instalações hidrossanitárias podem ser os seguintes (GOTO, 2017):
Necessidade e localização dos pontos de consumo
Localização das tubulações
Memorial descritivo dos materiais de tubulações e equipamentos
Memorial de cálculo das tubulações e pontos de pressão
Normas técnicas de referência
Plantas e desenhos isométricos
Quantitativo de materiais e equipamentos
O projeto de instalações hidráulicas deve ser desenvolvido em paralelo com os demais projetos arquitetônicos, estruturais, elétricos, de fundações, entre outros.
O sistema BIM pode ser adotado para diminuir a incompatibilidade de projetos complementares durante a execução de obras.
O memorial descritivo dos materiais de tubulações e equipamentos tem como objetivo fornecer informações complementares àquelas descritas no projeto gráfico.
O memorial de cálculo das tubulações e pontos de pressão é o documento que descreve o roteiro dos cálculos propriamente dito.
As normas técnicas de referência podem ser parte integrante do memorial descritivo ou ser anexadas em um documento à parte.
As plantas e desenhos isométricos são os documentos com as representações gráficas dos resultados obtidos na etapa de dimensionamento.
O quantitativo de materiais e equipamentos é a relação de todos os materiais, mão de obra, insumos, equipamentos e demais itens necessários para a execução das instalações hidrossanitárias.

Essa pergunta também está no material:

PROJETO DE INSTALAÇÕES SANITÁRIAS LIVRO
23 pág.

Instalações Hidrossanitárias para Arquitetura EngenhariasEngenharias

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Durante a execução de obras, a incompatibilidade de projetos complementares pode ser diminuída através da adoção do sistema BIM (Building Information Modeling). O BIM é uma representação digital das propriedades físicas e funcionais de uma edificação, permitindo o processamento automatizado e inteligente de dados. Ele é um excelente instrumento de gestão e fluxo de trabalho, especialmente para trabalhos em grupos multidisciplinares. Além disso, alguns componentes básicos de um projeto de instalações hidrossanitárias incluem a necessidade e localização dos pontos de consumo, localização das tubulações, memorial descritivo dos materiais de tubulações e equipamentos, memorial de cálculo das tubulações e pontos de pressão, normas técnicas de referência, plantas e desenhos isométricos, e o quantitativo de materiais e equipamentos. É importante ressaltar que o projeto de instalações hidráulicas deve ser desenvolvido em paralelo com os demais projetos arquitetônicos, estruturais, elétricos, de fundações, entre outros.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais