Buscar

OBJ. 5: Conceituar icterícia, seus tipos, suas causas e consequências (Fisiológico: bilirrubina e seu efeito tóxico, efeitos neurológicos etc). A ...

OBJ. 5: Conceituar icterícia, seus tipos, suas causas e consequências (Fisiológico: bilirrubina e seu efeito tóxico, efeitos neurológicos etc).

A icterícia é definida como coloração amarelada da pele, escleróticas e membranas mucosas consequente a deposição, nesses locais, de pigmento biliar (bilirrubina), o qual se encontra em níveis elevados no plasma (hiperbilirrubinemia).
A icterícia reflete perturbações na produção e/ou em passos do metabolismo/excreção da bilirrubina e pode ser manifestação clínica de numerosas doenças hepáticas e não hepáticas.
A bilirrubina também pode impregnar a urina, o suor, o sêmen e o leite, além de, em casos de icterìcia intensa, o fluido ocular, podendo determinar queixas de xantopsia (objetos são vistos de cor amarela).
A icterícia é um sinal clínico caracterizado por hemoglobinemia seguida de hiperbilirrubinemia, que se mostra nos tecidos do organismo animal em uma coloração amarelada na pele e nas mucosas.
A cadeia aberta de porfirina é convertida num pigmento verde, denominado biliverdina. Em seguida, a biliverdina é reduzida pela biliverdina redutase, até bilirrubina, um pigmento laranja-amarelado.
No hepatócito o pigmento é clivado da albumina, conjugado ao ácido glicurônico, e excretado na bile como diglicuronato de bilirrubina. No intestino a bilirrubina conjugada sofre redução pelas bactérias até urobilinogênio (mesobilirrubinogênio e estercobilinogênio).

Essa pergunta também está no material:

SP 3.3
13 pág.

Metabolismo Centro Universitário GuanambiCentro Universitário Guanambi

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A icterícia é uma condição médica caracterizada pela coloração amarelada da pele, escleróticas e membranas mucosas, devido ao acúmulo de bilirrubina no plasma sanguíneo (hiperbilirrubinemia). A bilirrubina é um pigmento biliar que é produzido pela degradação da hemoglobina, presente nos glóbulos vermelhos do sangue. Existem três tipos de icterícia: pré-hepática, hepática e pós-hepática. A icterícia pré-hepática é causada por um excesso de produção de bilirrubina, enquanto a icterícia hepática é causada por uma disfunção hepática que impede a excreção adequada da bilirrubina. A icterícia pós-hepática é causada por uma obstrução do fluxo biliar. As causas da icterícia incluem doenças hepáticas, como hepatite e cirrose, e doenças não hepáticas, como anemia hemolítica e doença de Gilbert. A icterícia pode ter consequências graves, como danos neurológicos, se não for tratada adequadamente.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais