Buscar

A coagulação sanguínea é composta por vários eventos que dependem de diversas substâncias chamadas de fatores da coagulação. Os medicamentos utiliz...

A coagulação sanguínea é composta por vários eventos que dependem de diversas substâncias chamadas de fatores da coagulação. Os medicamentos utilizados para os transtornos trombóticos e hemorrágicos estão relacionados à ativação ou inibição desse sistema fisiológico, que controla os eventos de coagulação. Com relação ao mecanismo de ação dos anticoagulantes e dos trombolíticos, podemos afirmar:


A alteplase, também conhecida como t-PA, é um ativador de plasminogênio tecidual recombinante utilizado como trombolítico no infarto agudo do miocárdio.
A atividade antiplaquetária do ácido acetilsalicílico decorre da acetilação reversível da enzima ciclo-oxigenase, redundando em aumento da síntese de tromboxane A2.
Os derivados da cumarina e indandionas agem diretamente como trombolíticos por prevenirem a formação dos fatores II, VII, IX e X no fígado e por inibirem a beta-carboxilação dos seus precursores mediada pela vitamina K.
A ticlopidina e o ácido acetilsalicílico atuam como antiagregantes plaquetários através do mesmo mecanismo de ação.
A heparina de baixo peso molecular é um anticoagulante superior à heparina padrão, entretanto apresenta como desvantagem meia-vida mais curta e uma distribuição menos homogênea.

Essa pergunta também está no material:

farmacologia dos sistemas
12 pág.

Farmacologia dos Sistemas Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Com base nas afirmações apresentadas, podemos afirmar que: - A afirmação "A alteplase, também conhecida como t-PA, é um ativador de plasminogênio tecidual recombinante utilizado como trombolítico no infarto agudo do miocárdio" está correta. A alteplase é um medicamento trombolítico utilizado no tratamento do infarto agudo do miocárdio. - A afirmação "A atividade antiplaquetária do ácido acetilsalicílico decorre da acetilação reversível da enzima ciclo-oxigenase, redundando em aumento da síntese de tromboxane A2" está correta. O ácido acetilsalicílico atua como antiagregante plaquetário inibindo a síntese de tromboxane A2. - A afirmação "Os derivados da cumarina e indandionas agem diretamente como trombolíticos por prevenirem a formação dos fatores II, VII, IX e X no fígado e por inibirem a beta-carboxilação dos seus precursores mediada pela vitamina K" está incorreta. Os derivados da cumarina e indandionas, como a varfarina, atuam como anticoagulantes, não como trombolíticos. - A afirmação "A ticlopidina e o ácido acetilsalicílico atuam como antiagregantes plaquetários através do mesmo mecanismo de ação" está incorreta. Embora ambos sejam antiagregantes plaquetários, eles atuam por mecanismos diferentes. O ácido acetilsalicílico inibe a síntese de tromboxane A2, enquanto a ticlopidina inibe a ativação e agregação plaquetária. - A afirmação "A heparina de baixo peso molecular é um anticoagulante superior à heparina padrão, entretanto apresenta como desvantagem meia-vida mais curta e uma distribuição menos homogênea" está correta. A heparina de baixo peso molecular possui vantagens em relação à heparina padrão, como menor risco de trombocitopenia induzida por heparina, porém tem uma meia-vida mais curta e uma distribuição menos homogênea. Espero ter ajudado! Se tiver mais alguma dúvida, é só perguntar.

3
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais