Buscar

1. O ATP, essencial para as atividades celulares, é produzido pelas mitocôndrias. Alguns tipos de células possuem mais mitocôndrias do que outros. ...

1. O ATP, essencial para as atividades celulares, é produzido pelas mitocôndrias. Alguns tipos de células possuem mais mitocôndrias do que outros. Isso acontece, por exemplo, com as células musculares cardíacas, que possuem muito mais mitocôndrias que as células do epitélio intestinal. Por que será que isso acontece? (2,0)

O ATP é produzido pelas mitocôndrias.
Células que necessitam de mais energia possuem mais mitocôndrias.
a) Uma vez que A função principal das mitocôndrias é a síntese de ATP, por isso, quanto mais energia uma célula necessita mais mitocôndrias ela terá. É o caso da célula muscular cardíaca, que necessita de ATP constantemente para que o coração esteja sempre batendo, já o enterócito acaba necessitando de uma quantidade menor, pois mantém uma atividade basal nos momentos em que não está sendo feita absorção dos alimentos digeridos.
b) As mitocôndrias são responsáveis pela produção de ATP, mas a quantidade de mitocôndrias em uma célula não está relacionada com a necessidade de energia. A quantidade de mitocôndrias é determinada geneticamente e varia de acordo com o tipo celular.
c) As células musculares cardíacas possuem mais mitocôndrias porque são células maiores do que as células do epitélio intestinal, e, portanto, precisam de mais mitocôndrias para produzir a mesma quantidade de ATP.

Essa pergunta também está no material:

AD1 2014 1 BIOCEL 2 2014-01GABARITO-OFICIAL
2 pág.

Biologia Celular Universidade Federal FluminenseUniversidade Federal Fluminense

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra a) Uma vez que a função principal das mitocôndrias é a síntese de ATP, quanto mais energia uma célula necessita, mais mitocôndrias ela terá. É o caso da célula muscular cardíaca, que necessita de ATP constantemente para que o coração esteja sempre batendo, já o enterócito acaba necessitando de uma quantidade menor, pois mantém uma atividade basal nos momentos em que não está sendo feita absorção dos alimentos digeridos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais