Buscar

No território brasileiro, a estabilidade de taludes em encostas é dada pela NBR 11.682/2009, na qual se pode observar as condições necessárias para...

No território brasileiro, a estabilidade de taludes em encostas é dada pela NBR 11.682/2009, na qual se pode observar as condições necessárias para averiguar a segurança dos maciços sem e com intervenção (ABNT, 2009). Na necessidade de intervenção para aumentar o fator de segurança em solos e rochas, existem estruturas capazes de fornecer suporte e elevar a estabilidade em locais de fragilidade. Dentre essas estruturas, podemos mencionar os muros de gabião, os muros de flexão e os muros de gravidade, além de alternativas mais robustas, a exemplos dos solos grampeados e das cortinas atirantadas. Contudo, quando se quer alterar as condições de comportamento do solo sem uso de novas estruturas formadas, é possível utilizar as técnicas de melhoramento ou estabilização, que visam aumentar a resistência do solo ao cisalhamento, diminuir a permeabilidade e/ou aumentar seu peso específico. Assim, neste tópico, estudaremos algumas noções de projetos em Geotecnia Ambiental. Dentre elas, nos aprofundaremos nas estruturas de contenção de rochas e solos, bem como nos métodos de estabilização de solos. Vejamos!

A NBR 11.682/2009 estabelece as condições necessárias para averiguar a segurança dos maciços sem e com intervenção.
Os muros de gabião, os muros de flexão e os muros de gravidade são estruturas capazes de fornecer suporte e elevar a estabilidade em locais de fragilidade.
Os solos grampeados e as cortinas atirantadas são exemplos de estruturas mais robustas que os muros de gabião, os muros de flexão e os muros de gravidade.
As técnicas de melhoramento ou estabilização visam aumentar a resistência do solo ao cisalhamento, diminuir a permeabilidade e/ou aumentar seu peso específico.

Essa pergunta também está no material:

livro(18)
249 pág.

Geotecnia Ambiental Centro Universitário Leonardo da VinciCentro Universitário Leonardo da Vinci

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A NBR 11.682/2009 estabelece as condições necessárias para averiguar a segurança dos maciços sem e com intervenção. Os muros de gabião, os muros de flexão e os muros de gravidade são estruturas capazes de fornecer suporte e elevar a estabilidade em locais de fragilidade. Os solos grampeados e as cortinas atirantadas são exemplos de estruturas mais robustas que os muros de gabião, os muros de flexão e os muros de gravidade. As técnicas de melhoramento ou estabilização visam aumentar a resistência do solo ao cisalhamento, diminuir a permeabilidade e/ou aumentar seu peso específico.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais