Buscar

Nosso organismo é frequentemente exposto a agentes poluentes liberados na atmosfera. Para evitar a absorção de tais agentes contaminantes, nosso si...

Nosso organismo é frequentemente exposto a agentes poluentes liberados na atmosfera. Para evitar a absorção de tais agentes contaminantes, nosso sistema respiratório apresenta mecanismos de filtração e produção de muco nas vias respiratórias superiores. Sobre o tema, podemos afirmar que:

A) Na asma, células inflamatórias do trato respiratório liberam citocinas que atuam diretamente na diminuição da produção de muco.
B) A eficácia na remoção das partículas depositadas na parede das vias aéreas depende da atividade do sistema mucociliar.
C) Na fibrose cística, o muco produzido pelas células caliciformes se torna menos espesso devido ao acúmulo de líquido na parte externa da mucosa respiratória.
D) O muco que recobre o epitélio pulmonar tem como função principal a renovação de células epiteliais das vias aéreas.
E) A principal célula responsável pela produção de muco das vias respiratórias é a célula de clara.

Essa pergunta também está no material:

INTEGRADORA 1 1 PERIODO-1
12 pág.

Sistemas Orgânicos Integrados I Universidade do Grande Rio Professor José de Souza HerdyUniversidade do Grande Rio Professor José de Souza Herdy

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B) A eficácia na remoção das partículas depositadas na parede das vias aéreas depende da atividade do sistema mucociliar. O sistema mucociliar é responsável pela remoção de partículas e agentes contaminantes que ficam depositados nas vias respiratórias superiores. O muco produzido pelas células caliciformes retém as partículas e os cílios presentes nas células epiteliais movimentam o muco em direção à faringe, onde é engolido e eliminado pelo sistema digestório.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais