Buscar

Para manter a homeostase é necessário que o pH sanguíneo esteja dentro dos parâmetros normais, portanto, sempre que houver um distúrbio respiratóri...

Para manter a homeostase é necessário que o pH sanguíneo esteja dentro dos parâmetros normais, portanto, sempre que houver um distúrbio respiratório que altere o pH, ocorrerá um mecanismo compensatório, do sistema renal ou respiratório. Sobre esses mecanismos compensatórios, leia e analise as assertivas, e assinale a alternativa correta: I. Na presença de um distúrbio respiratório que altere o pH, o sistema renal regula o bicarbonato a fim de gerar um mecanismo compensatório que equilibre o pH; e o contrário também é verdadeiro, ou seja, se houver um distúrbio metabólico que altere o bicarbonato, o sistema respiratório regula a PaCO 2 a fim de gerar um mecanismo compensatório que equilibre o pH. II. Em um distúrbio que ocorra diminuição do HCO 3, o sistema respiratório, através de hiperventilação, elimina o CO 2, diminuindo a PaCO 2 para que ambos diminuam, se equilibrem e mantenham o pH normal. III. Tanto a alteração do HCO 3 quanto a alteração da PaCO 2 podem acontecer primeiramente e desencadear a resposta compensatória do outro componente. O tempo de resposta e a intensidade são variáveis.

I. Na presença de um distúrbio respiratório que altere o pH, o sistema renal regula o bicarbonato a fim de gerar um mecanismo compensatório que equilibre o pH; e o contrário também é verdadeiro, ou seja, se houver um distúrbio metabólico que altere o bicarbonato, o sistema respiratório regula a PaCO 2 a fim de gerar um mecanismo compensatório que equilibre o pH.
II. Em um distúrbio que ocorra diminuição do HCO 3, o sistema respiratório, através de hiperventilação, elimina o CO 2, diminuindo a PaCO 2 para que ambos diminuam, se equilibrem e mantenham o pH normal.
III. Tanto a alteração do HCO 3 quanto a alteração da PaCO 2 podem acontecer primeiramente e desencadear a resposta compensatória do outro componente. O tempo de resposta e a intensidade são variáveis.
a. As assertivas I e II são verdadeiras e a assertiva III é falsa.
b. A assertiva III é verdadeira e as assertivas I e II são falsas.
c. As assertivas II e III são verdadeiras e a assertiva I é falsa.
d. Todas as assertivas são verdadeiras.
e. As assertivas I e III são verdadeiras e a assertiva II é falsa.

Essa pergunta também está no material:

questionario 1, 2, 3 , 4 de fisioterapia respiratoria
55 pág.

Fisioterapia Respiratória Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A: As assertivas I e II são verdadeiras e a assertiva III é falsa. Explicação: - A assertiva I está correta, pois o sistema renal regula o bicarbonato para gerar um mecanismo compensatório que equilibre o pH em caso de distúrbio respiratório que altere o pH, e o contrário também é verdadeiro, ou seja, se houver um distúrbio metabólico que altere o bicarbonato, o sistema respiratório regula a PaCO2 a fim de gerar um mecanismo compensatório que equilibre o pH. - A assertiva II também está correta, pois em um distúrbio que ocorra diminuição do HCO3, o sistema respiratório, através de hiperventilação, elimina o CO2, diminuindo a PaCO2 para que ambos diminuam, se equilibrem e mantenham o pH normal. - A assertiva III é falsa, pois tanto a alteração do HCO3 quanto a alteração da PaCO2 podem acontecer primeiramente e desencadear a resposta compensatória do outro componente. O tempo de resposta e a intensidade são variáveis.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais