Buscar

6. Explique o mecanismo de ação dos anti-inflamatórios da classe dos corticoides (glicocorticoides). Cite exemplos de fármacos pertencentes a este ...

6. Explique o mecanismo de ação dos anti-inflamatórios da classe dos corticoides (glicocorticoides). Cite exemplos de fármacos pertencentes a este grupo.

O principal mecanismo de ação anti-inflamatória dos corticoides é o bloqueio duplo da cascata do ácido araquidônico, ou seja, inibição da fosfolipase A e das COXs 1 e 2 (importantes na mediação da inflamação ao produzir prostaglandinas e protaciclinas).
Os corticoides também possuem efeito imunossupressor devido à interferência na circulação de células imunes.
Ex: prednisolona, hidrocortisona, dexametasona.

Essa pergunta também está no material:

Estudo Dirigido Farmacologia
5 pág.

Farmacologia Veterinária I Universidade GuarulhosUniversidade Guarulhos

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Os corticoides, também conhecidos como glicocorticoides, são uma classe de anti-inflamatórios que possuem um mecanismo de ação específico. Eles atuam bloqueando a cascata do ácido araquidônico, inibindo a enzima fosfolipase A e as COXs 1 e 2. Essas enzimas são responsáveis pela produção de substâncias inflamatórias, como as prostaglandinas e protaciclinas. Além disso, os corticoides também possuem um efeito imunossupressor, interferindo na circulação de células do sistema imunológico. Isso ajuda a reduzir a resposta inflamatória e imune do organismo. Alguns exemplos de fármacos pertencentes a esse grupo são a prednisolona, hidrocortisona e dexametasona. Esses medicamentos são amplamente utilizados no tratamento de condições inflamatórias, alérgicas e autoimunes. É importante ressaltar que o uso de corticoides deve ser feito sob prescrição médica, pois seu uso prolongado e em doses elevadas pode causar efeitos colaterais indesejados.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais