Buscar

Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir: I - Para combater esses estereótipos e preconceitos Luiz Felipe de Alencastro, historiador de nacio...

Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir:

I - Para combater esses estereótipos e preconceitos Luiz Felipe de Alencastro, historiador de nacionalidade brasileira, que foi um refugiado em Paris (França) durante a ditadura militar no Brasil, ensinava história das Américas na reputada Universidade La Sorbonne de Paris.
II - A sociedade brasileira como um todo ganha com as políticas afirmativas.
III - Luiz Felipe Alencastro, em sessão no Supremo Tribunal Federal, em prol das políticas de cotas, mostra que o funcionamento da democracia no Brasil passa pelo reconhecimento desse direito fundamental, para os grupos mais atingidos pelas desigualdade.
IV - A democracia garante por si só a justiça social e o respeito pelas diferenças culturais.
a) I e II, apenas.
b) III e IV, apenas.
c) I, II e III, apenas.
d) I, II e IV, apenas.
e) II, III e IV, apenas.

Essa pergunta também está no material:

Av1 - Sociedade Brasileira e Cidadania - A
1 pág.

Sociedade, Meio Ambiente e Cidadania Universidade Norte do ParanáUniversidade Norte do Paraná

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra d) I, II e IV, apenas. Justificativa: - A afirmativa I é verdadeira, pois Luiz Felipe de Alencastro, historiador brasileiro, ensinava história das Américas na Universidade La Sorbonne de Paris e foi um refugiado político durante a ditadura militar no Brasil. - A afirmativa II é verdadeira, pois as políticas afirmativas visam combater as desigualdades e promover a inclusão social, beneficiando toda a sociedade. - A afirmativa III é falsa, pois Luiz Felipe Alencastro não participou de sessão no Supremo Tribunal Federal em prol das políticas de cotas. - A afirmativa IV é verdadeira, pois a democracia é um sistema político que busca garantir a justiça social e o respeito pelas diferenças culturais, mas não garante por si só a efetivação desses valores.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais