Buscar

Os atos jurídicos podem se tornar inválidos, não produzindo mais efeitos. Quais são os defeitos que provocam essas invalidades? Os atos jurídicos ...

Os atos jurídicos podem se tornar inválidos, não produzindo mais efeitos. Quais são os defeitos que provocam essas invalidades?

Os atos jurídicos podem se tornar inválidos por diversos motivos, que são chamados de defeitos ou vícios.
Os principais defeitos que podem tornar um ato jurídico inválido são: vício de vontade, vício de forma, vício de objeto, inexistência de objeto, incapacidade das partes e imoralidade.
Em caso de existência de algum desses defeitos, o ato pode ser declarado nulo, anulável ou ineficaz, deixando de produzir efeitos jurídicos.

Essa pergunta também está no material:

Princípios e Natureza da Lei no Direito do Trabalho e no Direito em Geral
7 pág.

Direito Bancário Universidade Estadual de GoiásUniversidade Estadual de Goiás

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Os principais defeitos que podem tornar um ato jurídico inválido são: 1. Vício de vontade: ocorre quando a vontade do agente é viciada por erro, dolo, coação ou estado de perigo, fazendo com que o ato seja praticado de forma não livre e consciente. 2. Vício de forma: ocorre quando o ato não segue as formalidades legais exigidas para sua validade, como a falta de assinatura de testemunhas em um contrato. 3. Vício de objeto: ocorre quando o objeto do ato é ilícito, impossível ou indeterminado. 4. Inexistência de objeto: ocorre quando o objeto do ato não existe, como a venda de um imóvel que já foi demolido. 5. Incapacidade das partes: ocorre quando uma das partes envolvidas no ato não tem capacidade jurídica para praticá-lo, como um menor de idade que realiza um contrato sem a assistência de seus pais ou responsáveis. 6. Imoralidade: ocorre quando o ato é contrário à moral e aos bons costumes, como a venda de drogas ou a prática de prostituição. Em caso de existência de algum desses defeitos, o ato pode ser declarado nulo, anulável ou ineficaz, deixando de produzir efeitos jurídicos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais