Buscar

Um aluno da rede pública de ensino, com 11 anos de idade, está matriculado no 5° ano do Ensino Fundamental e tem surdez profunda bilateral. Ele é b...

Um aluno da rede pública de ensino, com 11 anos de idade, está matriculado no 5° ano do Ensino Fundamental e tem surdez profunda bilateral. Ele é bem-humorado, brincalhão e bastante sociável. É fluente na língua brasileira de sinais (LIBRAS), mas apresenta dificuldades de leitura e escrita da língua portuguesa. Tem potencial cognitivo elevado, embora necessite de constante interferência e auxílio da professora para realizar suas atividades. Considerando a situação apresentada e o que estabelece a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva, deve-se assegurar a esse aluno:


A) Atendimento educacional especializado, priorizando o ensino da língua portuguesa, de modo a garantir a educação bilíngue.
B) Ensino da língua brasileira de sinais (LIBRAS) após a aquisição da língua portuguesa na modalidade escrita, em processo análogo ao da alfabetização de aluno ouvinte.
C) Escolarização que atenda à proposta educacional bilíngue, considerando-se a língua de sinais como primeira língua.
D) Processo avaliativo que priorize o uso da língua portuguesa na modalidade escrita, dada a importância da manutenção do registro da aprendizagem.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação Final (Objetiva) Fonética e Fonologia - Processo das Línguas Orais e Língua de Sinais
7 pág.

Fonética e Fonologia - Processo das Línguas Orais e Língua de Sinais UniasselviUniasselvi

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Considerando a situação apresentada e o que estabelece a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva, deve-se assegurar a esse aluno a alternativa C) Escolarização que atenda à proposta educacional bilíngue, considerando-se a língua de sinais como primeira língua. Isso porque a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva estabelece que a escolarização de alunos com surdez deve ser bilíngue, ou seja, deve contemplar o ensino da língua portuguesa na modalidade escrita e da língua brasileira de sinais (LIBRAS), considerando a língua de sinais como primeira língua. Além disso, é importante que o aluno tenha acesso ao atendimento educacional especializado, que deve ser oferecido de forma complementar ao ensino regular, e que a avaliação seja realizada considerando as especificidades do aluno.

2
Dislike0
User badge image

Lheu

Escolarização que atenda à proposta educacional bilingue, considerando-se a língua de sinais como primeira língua.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais