Todos os seres vivos da atualidade são produtos da evolução marinha. Pela grande extensão e biodiversidade, o universo marinho tem um grande potencial para a descoberta de novos fármacos. O desenvolvimento de novos fármacos de origem marinha tem aumentado nos últimos tempos, com destaque para o potencial de agentes: A. Antivirais. B. Antilipêmicos. C. Analgésicos. D. Antitumorais. E. Anti-inflamatórios.
a) Antivirais. b) Antilipêmicos. c) Analgésicos. d) Antitumorais. e) Anti-inflamatórios.
A. Alcaloides. B. Fitoesteróis. C. Saponinas. D. Flavonoides. E. Cumarinas.
Na etapa de pós-colheita, os cuidados com a planta fresca são necessários para:
identificar a planta medicinal. realizar o manejo por meio de tecnologias agroecológicas. não utilizar defensivos agroquímicos. aumentar a eficiência da desidratação. manter a umidade da espécie vegetal. A. 1 e 2. B. 2 e 3. C. 3 e 4. D. 4 e 5. E. 1 e 5.
Com relação aos OE, é correto afirmar:
Espécies com o mesmo perfil f itoquímico não podem variar seu teor de óleos essenciais. Plantas medicinais da mesma espécie, embora tenham perfil fotoquímico semelhante, não sofrem alterações sazonais. Devem ter a umidade retirada por secadores artif iciais, pois secam de forma rápida, evitando a volatilização dos óleos essenciais. Plantas que armazenam óleos essenciais nas estruturas internas precisam de mais cuidado na colheita do que as que os armazenam nas estruturas externas. A chuva excessiva pode resultar na perda de substâncias hidrossolúveis, inclusive em plantas produtoras de óleos voláteis. A. 1 e 2. B. 2 e 3. C. 3 e 4. D. 4 e 5. E. 1 e 5.
A variação de princípios ativos é observada ao longo das fases de produção da matéria-prima vegetal e modificada por diversos fatores, que determinarão sua qualidade. Porém, ela é determinante para a escolha do momento ideal de qual etapa?
A. Cultivo. B. Colheita. C. Armazenamento. D. Embalagem. E. Secagem.