Buscar

Em São Paulo, um determinado senhor, guardou dentro de um cofre de banco um pertence valioso. Esse banco foi roubado e levaram, dentre outras coisa...

Em São Paulo, um determinado senhor, guardou dentro de um cofre de banco um pertence valioso. Esse banco foi roubado e levaram, dentre outras coisas, esse objeto de valor. A vítima entrou na justiça pedindo o equivalente do objeto mais perdas e danos. Por outro lado, o banco alegou que não deveria ser penalizado, uma vez que não houve culpa. No processo o banco provou que cumpria com todas as normas de segurança e nada mais poderia ter feito para evitar o roubo. Analise a natureza da obrigação e a extensão de responsabilidade do banco.

A obrigação para um sistema clássico, consiste em vínculo jurídico de natureza transitória e economicamente apreciável por meio do qual uma ou mais pessoas (credor) tem direito a exigir uma prestação (dar, fazer ou não fazer) de uma ou mais pessoas (devedor) que responderá com patrimônio na hipótese de inadimplência.

Essa pergunta também está no material:

EXERCÍCIO OBRIGAÇÕES V2
4 pág.

Direito das Obrigações Universidade Salgado de OliveiraUniversidade Salgado de Oliveira

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Com base nas informações fornecidas, a natureza da obrigação do banco é de guarda e segurança do pertence valioso do cliente. O banco, ao oferecer o serviço de cofre, assume a responsabilidade de proteger os bens ali guardados. No entanto, é importante ressaltar que a extensão da responsabilidade do banco dependerá das cláusulas contratuais estabelecidas entre o cliente e a instituição financeira. Caso o banco tenha cumprido todas as normas de segurança e não tenha agido com negligência, é possível que sua responsabilidade seja limitada. No entanto, é necessário analisar o caso específico e as leis aplicáveis para uma avaliação mais precisa.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais