“Assim como a religião, o desenvolvimento da cultura passou a dar voz de comando a certos membros de um grupo. Leia as afirmativas a assinale a alternativa que contenha as afirmativas corretas. I. Os guerreiros mais hábeis, capazes de defender seu grupo de animais ou de inimigos, também devem ter adquirido algum poder de liderança.” II. À medida que os grupos humanos cresceram, espalharam-se pelos continentes, desenvolveram estilos de vida peculiares, criaram novos idiomas e formas de viver -, é presumível que a coesão entre os membros tenha se tornado maior que as lideranças tenham passado a ser necessárias, perpetuando-se na defesa e da manutenção desses grupos. III. O crescente abandono da vida nômade e o avanço da agricultura também trouxeram novas necessidades de defesa de territórios e de organização do trabalho. Isso levou à divisão de tarefas, que foi facilitada com a instituição da vida coletiva e civil e a incumbência de estabelecer regras de liderança e poder na vida comum. a. Apenas I e III estão corretas. b. Apenas I e II estão corretas. c. I, II e III estão corretas. d. Apenas II e III estão corretas. e. Todas estão incorretas.
“O termo cultura foi aplicado em português por bastante tempo como sinônimo de erudição, mas não existe diferença em termos de importância entre a chamada “alta cultura” e as expressões culturais populares, pois ambas (cada uma a seu modo) são criadas e cultivadas pela participação efetiva do ser humano na sociedade [...].” Preencha com V para as Verdadeiras ou F para as Falsas para as afirmativas abaixo e após assinale a alternativa que contenha a sequência correta. ( ) A cultura é bem específica ficando isolada em pequenos grupos, pois, ela representa a individualidade do ser social. ( ) As relações culturais estabelecem relações hierárquicas, pois, algumas culturas se apresentaram mais ou menos desenvolvidas que outras dentro do processo histórico. ( ) A cultura é um nível particular da realidade social muito importante, pois suas dimensões objetiva e subjetiva não se contrapõem, ao contrário, elas se complementam e estão relacionadas numa organicidade vital. ( ) O fazer, o saber, o conviver dos seres humanos produzem padrões particulares de estar na sociedade: produzem cultura. ( ) Cultura não se aplica a um grupo, ou a este ou àquele segmento social, mas está em nível global, dada a amplitude do campo da experiência existencial. a. V-V-V-F-F. b. V-V-F-F-V. c. F-V-V-V-F. d. F-F-V-V-V. e. V-V-F-V-F.
“Com o tempo, por força da capacidade metafórica da linguagem humana, isto é, da capacidade de desprender-se do que é concreto e material para se referir ao que é imaterial e abstrato, o termo cultura passou a designar aquilo que se cultiva mentalmente, não mais semeando apenas a terra, mas também o espírito. Assim, por exemplo, atividades de cunho religioso, como as preces, que se faziam para obter uma melhor colheita, também passaram a fazer parte da cultura.” A palavra cultura tem origem em: a. Cultivo da terra. b. Cultivo da reflexão. c. Cultivo de ideias. d. Cultivo da solidariedade. e. Cultivo de amizades.