Logo Passei Direto
Buscar

Psicopedagogia

Colégio Objetivo
[...] acreditava que, em seu estado natural, os homens lutavam uns contra os outros pelo poder e por riqueza. Por isso, os indivíduos abrem mão da liberdade e concebem regras de convivência a fim de garantir condições mínimas de estabilidade. Forma-se, assim, a sociedade civil - que, [...] é sinônimo de Estado.
Assinale a alternativa que apresenta o pensador que teorizou acima.
a. Montesquieu.
b. Thomas Hobbes.
c. John Locke.
d. Immanuel Kant.
e. Lavoisier.
User badge image
psicopedagogia360

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

A descrição apresentada refere-se à visão de Thomas Hobbes sobre o estado natural dos homens e a necessidade de um contrato social para garantir a convivência pacífica e a estabilidade na sociedade. Hobbes acreditava que, sem regras, os indivíduos estariam em constante conflito por poder e riqueza, levando à necessidade de um governo forte para manter a ordem. Analisando as alternativas: a) Montesquieu - Famoso por suas ideias sobre a separação dos poderes, mas não é o autor da teoria mencionada. b) Thomas Hobbes - É o pensador que teorizou sobre o estado natural dos homens e a formação da sociedade civil como sinônimo de Estado. c) John Locke - Embora tenha discutido o contrato social, sua visão era mais otimista em relação ao estado natural. d) Immanuel Kant - Focado em ética e moral, não é o autor da teoria mencionada. e) Lavoisier - Conhecido como o pai da química moderna, não está relacionado a teorias sociais. Portanto, a alternativa correta é: b) Thomas Hobbes.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

“O etnocentrismo é o mecanismo principal das classificações evolucionistas, enquanto o relativismo cultural é o motor de um pensamento não preconceituoso e preocupado em romper com as classificações hierárquicas. O conceito antropológico de cultura não pode existir sem o relativismo cultural e a crítica ao etnocentrismo.”
Preencha com V para as Verdadeiras ou F para as Falsas para as afirmativas abaixo e após assinale a alternativa que contenha a sequência correta.
( ) As Ciências Sociais, em especial a Antropologia, ao ampliar nosso conhecimento acerca de outras culturas e suas expressões, nos ajudam a relativizar nossa visão de mundo.
( ) As ciências sociais, como a Física e a Biologia, nos mostram como a relatividade é importante para a compreensão das sociedade e quem sem elas não teríamos como entender as mesmas.
( ) As ciências sociais nos fazem refletir sobre as diferenças entre as diversas culturas e aprimoram a perspectiva por meio da qual percebemos e interpretamos a própria cultura.
( ) As ciências Sociais nos ensinam que muitos comportamentos e visões de mundo que nos parecem “naturais” ou “biológicos”, na verdade, são produtos da cultura, já que variam em diferentes grupos e sociedades.
( ) A negação da existência do “outro”, isto é, o diferente, aquele que pertence a uma outra etnia é desconsidera pelas ciências sociais, pela Sociologia, mas sobretudo pela Antropologia.
a. F-F-V-V-V.
b. V-F-V-V-F.
c. F-V-F-V-V.
d. V-F-F-V-V.
e. V-V-V-F-F.

“[...] conhecido como relativismo cultural: uma tomada de posição perante a diferença cultural, segundo a qual cada cultura deve ser avaliada apenas em seus próprios termos. Portanto, é uma forma de encarar a diversidade sem impor valores e normas alheios. De acordo com o fragmento assinale a alternativa que contenha as afirmativas corretas. I. Podemos considerar o relativismo uma inversão do evolucionismo: se este escalona as diferenças a partir de valores específicos das sociedades ocidentais, o relativismo evita qualquer tipo de escala, analisando as diferenças segundo os termos da própria sociedade da qual fazem parte. II. O relativismo pode ser considerado um avanço do evolucionismo, uma vez que ele aprofunda as ideias relativista que estabelece hierarquias culturais, desta forma, relativismo e evolucionismo podem ser considerados sinônimos. III. Relativismo Cultural e Evolucionismo Social, ambos não puderam estabelecer uma proposta adequada para as ciências sociais no século XIX, por isso, essas concepções foram rapidamente abandonadas e logo caíram no esquecimento dos agentes do poder. a. Todas as afirmativas estão incorretas. b. Apenas II e III estão corretas. c. Apenas I e II estão corretas. d. I, II e III estão corretas. e. Apenas I está correta.

Diferente de outros povos antigos, os gregos desenvolveram um estilo de vida participativo e flexível. A cidadania, condição de que gozavam os homens livres, era respeitada e apreciada, e a participação política ocupava espaço considerável na vida civil da Grécia [...].
A participação grega nas tomadas de decisões foi chamada de:
a. Tirania.
b. República.
c. Democracia.
d. Monarquia.
e. Oligarquia.

“Tendência inversa ao relativismo cultural é o etnocentrismo, quando se julga outra cultura segundo os próprios parâmetros culturais. Por exemplo, considerar uma população indígena atrasada porque lhe faltam determinadas tecnologias é etnocentrismo [...].” Analise as três afirmativas abaixo e assinale a alternativa que contenha as afirmativas etnocêntricas. I. Em uma das situações, um delegado disse para uma jornalista que sentia “inveja” dos colegas do sul do Brasil. A autoridade policial teria comentado que “Lá, eles não têm índios para se preocupar”. II. “Esses patifes [indígenas] adoram fazer pedágio, tem mais é de atropelar mesmo!” e “Estou com você, atropela esses bichos que não servem para nada”. III. “Não sei qual é a raça pior... índios ou ciganos... Só tumultuam, além de serem lixos de pessoas. O certo é exterminar tudo.” a. Todas as afirmativas estão incorretas. b. Apenas II e III estão corretas. c. Apenas I e II estão corretas. d. Apenas I está correta. e. I, II e III estão corretas.

“Geralmente, quando falamos de cultura, a primeira ideia que nos vem à mente é algo relacionado ao teatro, à música, à literatura, à pintura, à escultura e a outras áreas das artes. Mas também são considerados como elementos culturais de grande relevância as festas tradicionais, as lendas, o folclore e os costumes de um povo. Seu significado abrange ainda os meios de comunicação de massa, como a televisão, o rádio, a mídia impressa, a internet, o cinema, etc. cultura, portanto, não se resume só às manifestações artísticas, às tradições e aos hábitos de uma dada coletividade. Na Sociologia e na Antropologia, o conceito de cultura também está relacionado aos conhecimentos, às ideias e às crenças de uma sociedade e/ou das diversas sociedades.”
De acordo com o fragmento, assinale a alternativa que contenha as afirmativas corretas.
I. Podemos conceber cultura como a totalidade de conhecimentos, crença e expressão emocional, à qual se somam as regras estabelecidas, os hábitos, comportamentos e habilidades adquiridas no convívio dos membros de uma sociedade.
II. Partindo da ideia de cultivo, a cultura tem o objetivo de, inicialmente, na humanidade, de cultivar o espírito à espera de alguma ajuda divina para que a terra fosse fértil.
III. Cultura é um conceito bem definido e específico, portanto, os pesquisadores o usam com bastante cautela, uma vez que o termo não pode ser utilizado para qualquer manifestação de tradição.
a. Apenas I está correta.
b. Apenas I e II estão corretas.
c. Apenas II e III estão corretas.
d. Todas estão corretas.
e. Apenas I e III estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina